Chás favorecem a juventude e o bom funcionamento do organismo

Por Débora Silva em Beleza, Emagrecimento, Saúde

Quentes ou gelados, os chás servem para hidratar, combater doenças e rejuvenescer a pele, além de ser um aliado da dieta. Constituído basicamente de água e erva, o chá contém flavonoides, que são substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células e mantém a jovialidade.

Além de favorecer a juventude, os chás também garantem o bom funcionamento do nosso organismo. Neste artigo, saiba mais acerca dos benefícios proporcionados pelos chás.

Chás favorecem a juventude e o bom funcionamento do organismo

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios dos chazinhos

Uma xícara de chá pode auxiliar no processo de digestão, acelerar o metabolismo, combater o inchaço e cortar o excesso de fome, além de revigorar.

Combate o inchaço

O acúmulo de líquidos no corpo pode ser causado pelo excesso de sal ou uso de alguns medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios. O chá de cabelo de milho, por exemplo, é um excelente diurético, pois ajuda a regular as funções dos rins e da bexiga, além de combater o inchaço nas pernas.

Contra o apetite que passa do limite

Ervas como carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha, bugre e erva-doce cortam a fome que passa dos limites.

Os especialistas também recomendam o chá branco, que ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura.

Calmantes naturais

Algumas infusões agem no sistema nervoso central e baixam a ansiedade, funcionando como um calmante natural. Algumas ervas recomendadas são a camomila, alecrim, melissa, hortelã, capim-limão, jasmim e anis.

Chás para a pele

Além dos benefícios para o organismo, o chá também pode ser um aliado da beleza, pois elimina as toxinas, equilibra a hidratação e rejuvenesce o rosto. Confira a seguir alguns tratamentos que pode ser feitos em casa:

Para dilatação dos poros, eliminação de toxinas e reposição mineral

Prepare um chá fraco de folhas secas de pimenta (use a medida de um copo de água para uma folha seca). Dissolva uma colher de sopa de argila branca ou verde no chá já pronto e morno. Quando estiver em uma temperatura agradável, aplique sobre o rosto, pescoço e colo. Deixe descansando pelo período de cinco minutos e retire com chá morno de camomila.

Hidratação para peles oleosas ou mistas

Prepare um chá de folha seca de abacate com folha de hortelã, usando um copo de água para uma folha de abacate e um pequeno ramo seco de hortelã. Depois, é só embeber os bandaletes no líquido e aplicar no rosto, pescoço e colo, pelo período de 10 minutos. Retire os bandaletes, limpe o excesso e deixe a pele secar naturalmente.

Hidratação para peles secas e normais

Em um recipiente, coloque duas colheres de sopa de polpa de abacate e uma colher de chá de mel. Misture bem e aplique sobre o rosto, pescoço e colo. Deixe agir pelo período de 10 minutos, retire o excesso e lave com água morna em abundância.