Chás feitos com plantas em formato de flor

Por Robson Merieverton em Plantas

Além de embelezar o ambiente ou servir de agrado para a amada, as flores tem várias outras propriedades, sobretudo aquelas que podem ser usadas em favor da saúde. Assim como as ervas medicinais, as flores dessas ervas ou de outras plantas, também possuem essas característica, ajudando a amenizar os sintomas de algumas doenças ou acabar com aquele incômodo. Para tanto, vale a pena conhecer mais sobre elas, assim como suas funções para o corpo.

De acordo com alguns especialistas em medicina natural, cada planta possui sua propriedade, sendo que, a maioria das flores possuem óleos essenciais que podem ser extraídos, outras podem ser ingeridas in natura e tem também aquelas que são usadas na forma de chá. Esse último é um dos mais utilizados, desde as crianças pequenas, até os adultos. Todo esse conhecimento vem herdado dos antepassados e comprovados cientificamente.

Como usar as flores

Apesar de se tratar de substâncias naturais, todo e qualquer uso de chá, óleo essencial ou aplicação direto da pele de qualquer planta que seja, deve ser orientado por um médico. Quando não usada de forma adequada, ela pode trazer alguns problemas para a saúde. Entre as principais plantas que têm suas flores usadas em benefício a saúde estão: camomila, rosas, lavanda, hibisco, gerânio e amor-perfeito.

Chás feitos com plantas em formato de flor

Foto: Pixabay

Conhecendo as flores e suas propriedades

Para saber qual das flores pode ser usada como chá, dependendo da sua necessidade, fique atento as propriedades medicinais de algumas delas:

Camomila

A camomila é uma planta amplamente usada pelos benefícios que ela pode trazer para a saúde, desde a prevenção de alguma doença em específico ou então o tratamento. Ela possui fortes propriedades calmantes, além disso, ela diminui a hiperatividade, ajuda a relaxar, alivia o estresse, auxilia no tratamento da ansiedade, enjoos e cólicas menstruais. Ela também é amplamente usada para tratar de problemas estomacais, controlar a má digestão e tratar úlceras.

O chá com as flores da camomila é fácil de preparar. Geralmente, para uma xícara de água use cerca de uma colher (de sopa) das flores secas. Antes da água ferver, coloque a camomila e espere cerca de cinco minutos antes de ingerir.

Rosas

As rosas, quando usadas para tratar sintomas como dor de cabeça, insônia, tensão e depressão. O chá de rosas também possui propriedades estimulantes para a circulação sanguínea, além de ser usado também para tratar resfriados, infertilidade, menopausa, queda de cabelo, distrofia muscular, sinusite, esterilidade, crise emocional e ansiedade.

O chá de rosas também é muito fácil de ser preparado. Para uma xícara de água, use um punhado de pétalas secas ou in natura. Antes de escolher a rosa que será usada na infusão, consulte seu médico sobre as propriedades e a recomendação. Antes da água ferver, acrescente as pétalas e espere alguns minutos. Após esfriar, a bebida pode ser ingerida.

Lavanda

Além de ter um perfume fácil de ser caracterizado, o chá de lavanda pode ser usado para aliviar a tensão, cansaço, depressão e problemas de pele. O chá também é usado para baixar a pressão arterial, amenizar os problemas de cólicas menstruais, alivia náuseas e vômitos. Por ser uma flor de característica suave, ela também é amplamente usada na forma de óleo essencial.

Hibisco

O hibisco está na lista de uma das flores mais utilizadas na medicina natural, hoje em dia. A ingestão regular do chá é indicado para baixar a pressão arterial, controlar o diabetes e reduzir o colesterol. O chá ainda pode ser usado no tratamento de doenças nervosas, câncer e doenças cardíacas. Ele também funciona como diurético e possui um leve efeito laxante.