Chás ideais para combater as dores nas costas

Por Débora Silva em Saúde

A dor nas costas é um problema de saúde comum que atinge majoritariamente as pessoas de meia idade e os idosos, mas também pode acometer os mais jovens. Este sintoma pode ser causado por diversas razões, sendo que as principais causas incluem os problemas de coluna, pneumonia ou pedra nos rins. Para diferenciar a causa da dor, é necessário observar as suas características e a região das costas que é afetada.

Na maioria das vezes, as dores nas costas possuem origem muscular e surgem devido ao cansaço, levantamento de peso ou má postura.

Os chás podem ser utilizados para tratar diversas condições de saúde, incluindo as dores nas costas.

As dores nas costas e suas causas

A dor nas costas pode ser tão intensa que impede a realização das tarefas cotidianas mais simples. A boa notícia é que existem alguns tratamentos naturais que podem aliviar os sintomas, incluindo os chás.

Chás ideais para combater as dores nas costas

Foto: Reprodução/ internet

É necessário ressaltar que, caso a dor surja de maneira repentina, seja muito intensa ou com outros sintomas associados, como febre ou dificuldade para se movimentar, o médico deve ser consultado imediatamente.

As dores nas costas normalmente indicam a presença de uma lesão muscular, principalmente após a ida a academia. Outras causas para este tipo de dor incluem dieta inadequada, falta de atividades físicas, artrite, trabalho físico excessivo, má postura e gravidez.

Chás para dores nas costas

Chá de camomila

O chá de camomila quente auxilia no relaxamento dos tecidos musculares que podem ser a causa das dores nas costas. Você pode usar o chá em saquinho ou usar as folhas soltas.

Para aproveitar os benefícios da camomila, basta seguir estes passos: adicione uma colher de sopa de flores da planta a uma xícara de água fervente e deixe em infusão pelo período de 10 minutos. Beba de um a três copos do chá ao dia.

Folhas de manjericão

As folhas de manjericão também são ótimas para aliviar os sintomas das dores nas costas. Para preparar o chá, adicione de oito a 10 folhas de manjericão em uma xícara de água e ferva até que o líquido evapore pela metade. Deixe esfriar e acrescente uma pitada de sal.

A recomendação é ingerir a mistura uma vez ao dia, no caso de dores leves; para dores severas, a indicação é de duas vezes ao dia.

Gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e é utilizado no tratamento de dores musculares e associadas à artrite.

Para preparar o chá, basta seguir estes passos: corte a raiz em fatias finas e coloque-as em uma panela com água fervente. Deixe ferver em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Espere esfriar, coe, adoce com mel e beba em seguida. Esta bebida pode ser consumida de duas a três vezes por dia, até que você perceba alguma melhora no quadro.