Chás ideais para tomar durante o outono

Por Débora Silva em Cultura, Degustação

Originário do Oriente, o chá se popularizou em vários países, inclusive no Brasil, tornando-se a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água.

Quando a temperatura começa a cair, já sentimos falta de um delicioso chá para nos aquecer. Além de quente e capaz de proporcionar um momento de relaxamento, tomar chá é um hábito bastante saudável.

Chás perfeitos para o outono

Os chás são saborosos, nos aquecem e proporcionam diversos benefícios à nossa saúde. Confira a seguir alguns chás para você tomar durante os dias de temperaturas mais amenas do outono:

Chá de maracujá

Ingredientes:

– 1 polpa e semente de um maracujá;
– 500 ml de água;
– 5 colheres (de chá) de açúcar;
– 2 paus de canela;
– 5 cravos da Índia;

Modo de preparo:

Caramelize o açúcar e depois acrescente todos os outros ingredientes. Deixe ferver pelo período de 15 minutos, coe e sirva.

Chás ideais para tomar durante o outono

Foto: Pixabay

Chá de gengibre

Ingredientes:

– 1 litro e meio de água;
– 2 colheres (de sopa) de gengibre;
– 1 rodela de limão sem casca;
– 4 colheres (de sopa) de açúcar;
– Cravo;
– Canela.

Modo de preparo:

Caramelize o açúcar e depois junte o gengibre, o cravo, a canela e o limão. Acrescente a água e deixe ferver pelo período de 15 minutos. Coe e sirva bem quente.

Chá de maçã com canela

Ingredientes:

– Cascas de duas maçãs lavadas;
– 2 paus de canela;
– 6 xícaras de água;
– Mel a gosto.

Modo de preparo:

Ferva a água com as cascas das maçãs e a canela. Após levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão pelo período de 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e sirva quente ou morno.

Chá de camomila

Ingredientes:

– Uma colher (de sopa) de camomila;
– Uma xícara de água.

Modo de preparo:

Esquente a água (não precisa deixar ferver) e apague o fogo. Em seguida, adicione a erva e deixe abafado pelo período de 10 minutos.

Chai (chá indiano)

O cardamomo é indicado para combater doenças urinárias e também serve como descongestionante estomacal e para auxiliar no processo de emagrecimento. Suas propriedades a ação antisséptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante.

Ingredientes:

– 5 sementes de cardamomo;
– 2 paus de canela;
– Meio copo (de 200 ml) de gengibre ralado;
– 3 colheres (de chá) de chá preto;
– 500 ml de água;
– 500 ml de leite;
– 6 colheres (de chá) de açúcar.

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione o cardamomo, o gengibre e a canela. Depois acrescente o leite, o açúcar e ferva novamente. Desligue o fogo e coloque o chá preto para infusão pelo período de três minutos. Para finalizar, basta coar a mistura.