Chás industrializados – Prontos ou de saquinho

Por Natália Petrin em Outros

Chá natural

A melhor maneira de preparo dos chás, segundo nutricionistas, é fazê-lo direto com suas ervas e folhas naturais, usando água fervente e não adoçando com açúcares. Dessa forma, o consumo de chá torna-se um hábito mais saudável, pois os chás preparados na hora possuem maior atividade antioxidante, mantendo suas propriedades naturais.

Chá industrializado

O chá industrializado, seja de garrafinha, latinha ou até mesmo de sache, segundo uma pesquisa apresentada durante a 240° Reunião Nacional da American Chemical Society, tem uma quantidade quase nula de antioxidantes. Normalmente, o sabor dos polifenóis – antioxidantes encontrados em chás – é amargo, por isso os fabricantes de chás optam por usar mais açúcar e uma quantidade menor do próprio chá. Além disso, o chá de saquinho não é só feito de folhas da erva, possuindo uma quantidade extremamente inferior do que seria necessário para o chá ser natural e mais saudável.

Chás industrializados – Prontos ou de saquinho

Foto: Reprodução

Chá natural X chá industrializado no emagrecimento

Você sabia que o chá branco, o chá verde e o chá preto, famosos por sua ação no emagrecimento, são feitos com a mesma erva? Cada um deles, no entanto, é feito com uma forma diferente de processamento da planta, pois a forma como são oxidados e tratados defino o tipo de chá que serão.

Os efeitos dos chás naturais no emagrecimento

Os efeitos conhecidos dos chás são intensificados quando feitos com as folhas. A maioria deles possui alguma ação que ajuda no emagrecimento, conforme listado abaixo:

  • Chá verde/branco/preto: feito com a mesma erva, tem efeito termogênico, estimulante intestinal, diurético e antioxidante.
  • Hibisco: possui ação diurética, atuando na redução da gordura, na eliminação de líquidos retidos, na normalização no nível de açúcar no sangue e ajuda a regular o intestino.
  • Carqueja: com ação diurética e digestiva, ajuda no controle da formação de gases e na eliminação da retenção de líquidos. Ajuda ainda a regular o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina.
  • Dente-de-leão: possui ação diurética e digestiva, ajudando na eliminação da retenção de líquidos e melhorando a função gastrointestinal.
  • Espinheira santa: possui ação desintoxicante, diurética e digestiva, ajudando a aumentar a saciedade e acalmar o estômago.
  • Camomila: possui ação calmante, diurética e digestiva, além de possuir efeito antiespasmódico que ajuda a controlar a fome devido à ação calmante que controla as contrações do estômago.
  • Cavalinha: combate à retenção devido à sua ação diurética. Além disso, controla a fome, pois possui efeito antiespasmódico. Previne ainda, devido à sua ação remineralizante, a flacidez cutânea decorrente da perda de peso.
  • Tanchagem: ajuda a controlar o índice glicêmico, tem ação diurética, digestiva e desintoxicante.

Atenção

Antes de consumir qualquer tipo de chá, natural ou industrializado, fique atento às suas contraindicações e consulte um médico, pois alguns chás devem ser evitados por gestantes, lactantes, crianças e pacientes que usam medicamentos contínuos.