Chás infalíveis para elevar os níveis de energia do corpo

Por Natália Petrin em Saúde

O estilo de vida moderno que envolve o sedentarismo, a má alimentação e a correria diária pode acabar atrapalhando a saúde do corpo. A sensação de perda de energia é constante, e nosso corpo fica mais lento após tantos estímulos diários. Estafa mental, dores musculares, perda de memória, desatenção e falta de disposição são alguns dos sintomas dessa condição. Muitas pessoas, em uma tentativa desesperada de manter-se com energia para continuar as correrias, recorrem aos energéticos industrializados que carregam inúmeros químicos e podem, também de suas diversas formas, acabar fazendo mal para o organismo humano.

Existem, entretanto, alguns chás, que podem ajudar nesse sentido, melhorando esses sintomas. Mas é importante lembrar que nada vai resolver se você não tiver hábitos mais saudáveis de vida. Alimentar-se bem com nutrientes e com baixo consumo de gorduras e açúcares é um fator determinante para a saúde. A prática de exercícios físicos também ajuda o corpo e a mente a se manterem em funcionamento pleno e saudável.

Chás para aumentar a energia

Homens correndo durante entardecer

Foto: Pixabay

Além dessas medidas, portanto, podemos fazer o consumo de chás que atuam no organismo de formas diferenciadas, oferecendo, além de energia, muitos outros benefícios à saúde. Confira:

Chá preto

Para começar bem o dia, nada melhor do que uma xícara de chá preto. Esse chá contém elementos estimulantes, como por exemplo a cafeína, ajudando, portanto, a aumentar sua disposição e energia logo cedo. No chá, a liberação dos estimulantes é mais lenta que no café, o que faz com que você tenha mais vontade para realizar as atividades durante o dia todo, e não com picos de energia, como é o caso do café. Esse chá também é excelente para quem precisa melhorar a memória e a atenção.

Chá de gengibre e canela

A canela e o gengibre formam uma combinação altamente energética, já que os dois ingredientes têm propriedades estimulantes e termogênicas. O chá faz com que você se sinta mais disposto por algumas horas, além de ser excelente para quem deseja emagrecer. Consuma em pequenas porções durante o dia, gelado mesmo, mas não tome ao final do dia, no entardecer e durante a noite, pois isso pode atrapalhar de forma significativa o sono. Para este chá, ferva por mais ou menos 5 minutos, 1 litro de água, 5 rodelas de gengibre e três paus de canela.

Chá de malva

A malva ajuda a eliminar a sensação de cansaço, além de melhorar dores musculares, deixar a mente mais desperta e o corpo mais ativo, com muito mais energia.

Chá de especiarias

Misture em um recipiente a mesma medida de erva doce desidratada, canela em pau e sementes de mostarda. Use sempre uma colher de chá para cada xícara de água.

Esse chá estimula o organismo aumentando a sensação de energia, mas também combatendo dores musculares. Justamente por isso é bastante indicado para aqueles que praticam exercícios físicos de forma intensa, ou que sentem muitas dores durante o dia. Atua como estimulante e analgésico natural.