Chás mais famosos e seus nutrientes

Por Katharyne Bezerra em Plantas

Seja qual for o problema que determinada pessoa apresente, sempre tem algum parente, amigo ou vizinho para receitar um remédio que é “tiro e queda”.

Está com insônia? Toma um chá de camomila. O problema é má digestão? Então, um chá de erva doce ia cair muito bem. Agora se o colesterol está alto demais, que tal fazer uso do chá de canela?

Conselhos não faltam e muitas das sugestões fazem sentido e funcionam corretamente para certos problemas.

Contudo, esses benefícios só são possíveis graças aos nutrientes de cada bebida, isto é, os minerais, vitaminas e propriedades que são encontradas em cada chá.

Por esta razão, conhecer a composição de tais remédios naturais é uma forma de cuidar da própria saúde.

Chás populares e seus efeitos

Chá de alfazema

Chás mais famosos e seus efeitos alfazema

Foto: Pixabay

Com propriedades calmantes e bactericidas, esta bebida pode ser uma forte aliada no combate às dores de cabeça. Para as mulheres, tornar-se um “amigo do útero”, uma vez que este chá consegue amenizar as cólicas que tanto incomodam as mulheres durante o período menstrual.

Chá de canela

Chás mais famosos e seus efeitos canela

Foto: Pixabay

Por possuir o cromo, o chá de canela consegue controlar as taxas de glicose existentes no sangue. Por esta razão, trabalha contra a diabetes.

Esta bebida também possui ação antioxidante, assim é um remédio caseiro contra os altos índices de colesterol e um aliado na luta contra doenças degenerativas, como o mau de alzheimer e tumores.

á a presença do nutriente cariofileno, produz uma ação anti-inflamatória e por isso ajuda no combate à obesidade.;

Chá de erva doce

Chás mais famosos e seus efeitos erva doce

Foto: Pixabay

O nutriente anetol é capaz combater à má digestão, eliminando gases, desconforto abdominal e outras dores. E como este elemento é encontrado na erva doce, este chá reproduz tais benefícios.

Além disso, combate cólicas e relaxa, inclusive nos períodos de tensão pré-menstrual (TPM).

Chá de camomila

Chás mais famosos e seus efeitos camomila

Foto: Pixabay

Com propriedades sedativas e calmantes, este chá é capaz de tranquilizar os nervos e promover um boa noite de sono, principalmente para quem está sofrendo com insônia.

Ainda combate às cólicas menstruais e trabalha no sentido de aliviar enxaquecas e dores abdominais causadas por um processo de digestão defeituoso.

Chá de erva cidreira

Chás mais famosos e seus efeitos cidreira

Foto: Pixabay

Por ser rica em diversas vitaminas, como A, B1, B2, B3 e B5, o chá de erva cidreira é uma aliada do sistema nervoso, pois age no sentido de acalmar as terminações nervosas.

Por isso, a fama de sedativo natural, pois consegue acalmar os nervos de quem o consome. A bebia ainda alivia os gases provenientes de uma má digestão, isso porque possui uma ação antiespasmódica.