Chás medicinais que fazem a diferença na sua saúde

Por Robson Merieverton em Degustação, Plantas, Saúde

O uso do chá é bastante comum no tratamento de doenças, mal estar e até para trazer boas energias para o corpo. Porém, em se tratando de bem-estar, algumas ervas e suas combinações dão mais do que bons resultados, fazendo a diferença para quem os consome.

Antes de conhecê-los é importante que se fique claro que, nenhum chá substitui a consulta ao médico, principalmente se o problema de saúde em questão tiver histórico de gravidade.

O uso de algumas substâncias, mesmo sendo naturais, depende da certificação do médico. Ele é o profissional mais indicado para prescrever a quantidade e assegurar que a bebida trará benefícios para a sua saúde.

Chás medicinais que fazem a diferença na sua saúde hibisco

Foto: depositphotos

Para aproveitar o melhor dos chás

Certamente você já deve ter ouvido sua mãe ou avó falando que o chá só faz efeito se for tomado sem açúcar, certo? Pois bem, elas estão cobertas de razão, ainda mais se a bebida em questão for usada para ajudar a eliminar o peso. Se o chá for muito amargo, leve em consideração adoçá-lo com mel. Ele é bem mais saudável do que o açúcar.

Na hora de optar pela erva a ser usada, prefira as frescas perante aquelas que vêm nos saquinhos, também conhecidas como industrializadas. Depois de preparado, opte por tomado imediatamente, assim que esfriar um pouco. Isso ajuda a manter grande parte das propriedades da erva.

Os chás e suas propriedades

Na intenção de usar a erva adequada para o seu problema, seguem algumas sugestões de chás que trarão incríveis benefícios para a sua saúde.

Chá de camomila

O chá feito com a camomila é ideal para proporcionar noites tranquilas para as pessoas. A bebida possui propriedades calmante, além de ajudar no tratamento de resfriados, gripes, sinusites e cólicas menstruais.

Para preparar o chá, basta usar uma colher de sopa de camomila para uma xícara de água (150 a 200 ml). Aqueça a água. Antes que ela ferva, acrescente a camomila  e desligue o fogo. Deixe descansando por 10 minutos, coe e a bebida está pronta para ser ingerida.

Chá de hortelã

Para curar problemas relacionados ao sistema digestivo, o chá de hortelã é a solução mais indicada. Ele trata enjôos, indigestão e náuseas. Mas, não são só esses os benefícios da bebida. O chá de hortelã também é usado no tratamento de asma e de casos leves de estresse.

Separe um punhado de folhas de hortelã, cerca de uma xícara de chá cheia, depois, coloque meio litro de água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, coloque as folhas na água, desligue o fogo e deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Depois, basta coar e esperar esfriar para ingerir.

Chá mate

O chá mate é rico em antioxidantes, capazes de prevenindo o envelhecimento das células e reduzir o colesterol e a glicemia. A erva também possui grande quantidade de cafeína, por isso não deve ser tomado em grandes quantidades, muito menos a noite, antes de dormir.

Para preparar a bebida, basta separar 20 gramas das folhas da erva-mate tostada. Deixe a planta em infusão por cinco minutos na água quente. Depois, é só tomar. O recomendado é que a ingestão da bebida não ultrapasse um litro por dia.

Chá de hibisco

Ligado a boa forma e emagrecimento, o hibisco acelera o metabolismo e queima gordura. Ele possui propriedades diuréticas e laxante, baixando os níveis de colesterol e glicose no sangue. A contra-indicação para o seu consumo fica com as pessoas hipertensas, gestantes e lactantes.

Para preparar o chá de hibisco, basta reservar duas colheres (de sopa) cheias de hibisco seco e um litro de água. Aqueça a água até o ponto de fervura, depois acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Antes de ingerir, passe a bebida pela peneira.