Chás ‘milagrosos’ para potencializar o trabalho dos rins

Por Débora Silva em Saúde

Para evitar os problemas relacionados com a insuficiência renal crônica, é importante que mantenhamos uma boa qualidade de vida, com consultas médicas regulares, atenção aos alimentos que consumimos, ingestão de água e prática de exercícios físicos.

Além de tomar bastante água para depurar os rins, podemos ingerir alguns chás para potencializar a função renal e prevenir qualquer problema que possa surgir nesses órgãos.

Chás para cuidar dos rins

Chás 'milagrosos' para potencializar o trabalho dos rins

Foto: Reprodução/ internet

Chá de maçã e canela

A maçã e a canela possuem a capacidade de melhorar a filtração dos rins, a fim de eliminar toxinas e o excesso de creatinina.

Nesta receita de chá é usada a casca da maçã, rica em ácido málico, cistina e arginina, elementos úteis na prevenção da obesidade, problemas de ácido úrico e doenças associadas aos rins.

Ingredientes:

– 1 pau de canela;

– Casca de uma maçã;

– 1 copo de água;

– 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Primeiramente, limpe bem a casca da maçã. Depois, coloque para ferver o copo de água e acrescente a canela e a casca da maçã. Deixe no fogo por aproximadamente 15 minutos e, após este período, deixe repousando por mais 10. Sirva em uma xícara e adoce com mel.

Este chá pode ser consumido diariamente no café da manhã.

Chá de urtiga

De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos, a urtiga é uma das melhores plantas para cuidar dos rins. Esta planta medicinal é rica em flavonoides, potássio, óleos essenciais, vitamina C e outros nutrientes. Dentre os seus benefícios estão os seguintes: possui efeito diurético, ajuda a eliminar os sais que formam os cálculos renais, reduz as inflamações localizadas nas vias urinárias, evita a retenção de líquidos e a formação de edemas.

O chá de urtiga também inclui cenoura, que pode potencializar as funções diuréticas e os benefícios das propriedades antioxidantes da bebida.

Ingredientes:

– 5 folhas de urtiga;

– 1 copo de água;

– 1 cenoura.

Modo de preparo:

Primeiramente, limpe a cenoura e bata no liquidificador. Reserve o suco.

Coloque as folhas de urtiga para ferver na água durante 20 minutos. Após este período, deixe repousando por alguns minutos mais. Depois, misture com o suco de cenoura.

Recomenda-se que este chá seja ingerido duas vezes por semana.

Chá de salsa

A salsa tem propriedades diuréticas, atua na eliminação de toxinas e ajuda a dissolver os sais acumulados que podem formar os cálculos renais. Além disto, é fonte de vitamina C e fortalece o nosso sistema imunológico.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de salsa;

– 2 copos de água.

Modo de preparo:

Coloque os copos de água para ferver. Depois, adicione a salsa e deixe em infusão pelo período de 15 ou 20 minutos.

Após este tempo, deixe repousando outros 15 minutos e coe. Para cuidar dos rins, recomenda-se que uma xícara deste chá seja tomada em jejum, e outra depois da refeição principal do dia. Este tratamento pode ser realizado durante cinco dias seguidos, uma vez ao mês.