Chás para acabar com a fadiga

Por Natália Petrin em Doenças

Quem nunca se sentiu cansado e desgastado, ou até mesmo sem energia? A fadiga pode ser um reflexo normal ao esforço físico, às tensões emocionais ou falta de sono, no entanto, é preciso estar atento, pois ela pode ser um sinal de algo mais grave como depressão, anemia, entre outros. Existem alguns chás que podem auxiliar na melhora da fadiga.

Chás para acabar com a fadiga

Foto: Reprodução

Chá de Sálvia

A sálvia é indicada para tratar infecções da gengiva e da garganta. Além disso, é excelente para melhorar a memória e eliminar a fadiga. A planta possui propriedades antibacterianas, antimicrobianas e anti-inflamatórias. É eficaz ainda para tratar problemas hormonais como TPM e menopausa.

Para preparar, use a proporção de três a quatro colheres de café de folhas de sálvia para cada xícara de chá de água. Coloque a água em um recipiente e em seguida leve ao fogo e aguarde alcançar fervura. Desligue o fogo e adicione a sálvia, deixando descansar tampado por aproximadamente dez minutos. Coe e consuma em seguida. A indicação é de uma xícara de duas a três vezes ao dia.

Chá de Ginseng

A raiz de ginseng é excelente para tratar sintomas da fadiga, seja crônica ou muscular, e do cansaço. Para preparar, use a proporção de uma colher de sobremesa de raiz de ginseng para cada xícara de água.

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Após ferver, desligue o fogo e coloque os pedaços da raiz. Tampe e deixe por aproximadamente dez minutos. Ao amornar, coe e consuma. A dose indicada é de duas vezes ao dia. Tome uma xícara de manhã, assim que acordar, ainda em jejum, e outra xícara no fim da tarde.

Chá Natural

Esse chá é eficaz para combater a fadiga e dar disposição para prática de exercícios. É eficaz na recuperação muscular e orgânica após o exercício físico, além de melhorar o desempenho durante a atividade.

Para prepará-lo, você precisará de canela em pó, erva-doce e sementes de mostarda. Use uma colher de chá de cada um dos ingredientes. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo, aguarde alcançar fervura e desligue. Adicione todos os componentes do chá, tampe e deixe descansar. Quando amornar, coe e consuma.

Outros chás antifadiga

Além desses, o chá de guaraná também é popular como estimulante que combate o cansaço físico e mental, da mesma forma que o chá de camomila é calmante usado em crises e casos de depressão. A cidreira, carqueja, erva doce, hortelã, chá preto e a canela são outros exemplos de chás indicados para curar a fadiga. No entanto, é preciso atentar sempre ao modo de preparo e, além disso, deve-se sempre consultar um médico.