Chás para ajudar na digestão

Por Natália Petrin em Outros

Quem nunca passou pela situação de repetir o prato por ser aquele que você mais gosta, e acabou com um super mal estar depois? Isso acontece com frequência e aposto que todo mundo já passou por isso alguma vez. Por isso, hoje selecionamos alguns chás que ajudam na digestão, dissolvendo as gorduras e diminuindo a formação de gases.

Chá branco

O chá branco ajuda na desintoxicação do organismo, ajudando a eliminar tudo aquilo que está fazendo mal. Além disso, ele desincha, acelera o metabolismo e, de quebra, tem um sabor delicioso e suave. O chá verde, feito com a mesma erva, mas com processos diferentes, também possui as mesmas funções.

Chá de boldo

Conhecido por muitos por ser um chá amargo, o chá de boldo, também conhecido como boldo-do-chile, age como um excelente remédio natural para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos. No entanto, é preciso cautela, pois esse chá não deve ser consumido por gestantes por poder ser prejudicial ao bebê. Procure consumir uma xícara de chá após as refeições, pois isso será o suficiente para ajudar na digestão.

Chá de alfavaca

O chá de alfavaca possui propriedades que ajudam no tratamento de problemas do estômago e intestino. Ajuda na eliminação de gases, previne a gastrite, azia e vômitos. Pode ajudar a tratar também a sensação de peso no estômago e queimação após comer algo que não caiu bem.

Chá de alecrim

O chá de alecrim possui em sua composição algumas substâncias que são responsáveis por proteger a parede do estômago. Além disso, aceleram a digestão e ajudam a eliminar dores de cabeça provocadas por alimentos que fizeram mal. No entanto, gestantes não devem, de forma alguma, consumir esse chá.

Chá de sálvia

A sálvia é uma erva que possui propriedades benéficas para o sistema digestivo. Suas substâncias estimulam a produção das enzimas que fazem parte da digestão, principalmente no estômago. Essa erva, no entanto, não deve ser consumida por gestantes.

Chá de menta

O chá de menta possui o mentol, um princípio ativo que ajuda a acelerar a digestão e aliviar dores provocadas por má alimentação, como cólicas intestinais, devido a sua ação como analgésico.

Chá de camomila

Conhecida por muitos, a planta camomila é muito usada para aliviar dores de estômago e cólicas intestinais. Possui propriedades anti-inflamatórias e, por isso, ajuda na prevenção de problemas estomacais como gastrites e úlceras.

Contraindicações

Chás para ajudar na digestão

Foto: Reprodução

De uma forma geral, os chás podem ser prejudiciais quando usados em excesso, por isso, sempre procure orientação e, quando for tomar chás em casa, procure variar as ervas usadas e nunca substitua o consumo de água pelo de chás. É essencial que gestantes perguntem ao médico todos os chás que podem tomar, pois algumas ervas podem possuir propriedades abortivas.