Chás para ajudar no tratamento da catapora

Por Helena Silva em Doenças

Catapora é uma doença infecciosa que tem por sua característica mais forte e popular o aparecimento de pequenas manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo que esquentam, coçam e incomodam muito.  Sendo uma doença altamente contagiosa, atinge na maioria crianças e é transmitida através de vírus. É obtida através de via aérea, saliva contaminada ou pelo líquido interior das vesículas (bolhas avermelhadas que cobrem a pele do paciente acometido). O período de incubação da catapora dura cerca de 15 dias e os sintomas da mesma passam a desaparecer após sete dias. Após o contágio, o corpo do indivíduo passa a criar imunidade contra a doença e o vírus permanece dentro do doente mesmo após a cura, o que pode no futuro trazer prejuízos como a contração de uma outra doença chamada herpes-zoster.

Chás para ajudar no tratamento da catapora

Foto: Reprodução

Os principais sintomas da catapora vem a ser, como dito, as populares manchas avermelhadas em formato de bolha, a temperatura elevada (de 37,5 a 39,5 graus de febre), cansaço, mal-estar e inapetência. Devido a doença ser do tipo viral, não há muito o que fazer a partir do momento em que é contraída. Parte-se então para o tratamento para aliviar os sintomas, que são bastante inconvenientes para o ser humano.

Há métodos variados para o alívio dos sintomas, podendo ser feito a partir de antibióticos ou até mesmo da medicina alternativa natural.

Chás para aliviar os sintomas da catapora

  • Flores de sabugueiro: Colher suas folhas preferencialmente ao meio dia (quando os princípios ativos estão mais concentrados) e realizar infusão de 3 colheres de sopa das folhas em um litro de água. Tomar a mistura quatro vezes ao dia.
  • Eucalipto ou bardana: Realizar infusão de folhas de eucalipto ou bardana de modo que a mistura fique bem forte. Preparar imersão com a infusão na parte da manhã ou passar com compressas na parte mais afetada. Ajuda na diminuição da coceira causada pelas manchas.

Outros remédios caseiros

  • Frutas: Abusar na ingestão de água de coco e sucos de frutas diversas.
  • Aveia: Cozinhar um pouco de aveia e depois colocar o creme numa banheira, enchendo-a com água morna. Permanecer mergulhado na água por cerca de vinte minutos. Caso não possa desta forma, realize compressas de água com a aveia nos locais mais críticos.
  • Unguento: Preparar uma pomada com 4 partes de azeite de oliva e 1 de glicerina líquida para a diminuição da coceira.