Chás para aliviar a ressaca

Por Camila Albuquerque em Outros

A ressaca é uma consequência considerada comum depois de uma noite de bebedeira. Ela é, na verdade, uma intoxicação que ocorre quando bebemos álcool além da conta; essa intoxicação acontece porque quando ingerimos muita bebida alcoólica, o nosso organismo fica sobrecarregado ao tentar absorver e metabolizar tanto álcool. Os órgãos envolvidos nesse processo acabam sofrendo com isso, principalmente o fígado, pois é dele a responsabilidade de produzir enzimas que absorvem o etanol. O fígado passa tanto tempo processando o álcool além da conta que quando não há mais nada para processar, ele pede “mais”, gerando um desequilíbrio que desorganiza todo o nosso metabolismo – com a “ajuda” do sistema nervoso, que também entra nessa abstinência. As consequências desse desequilíbrio são: dor de cabeça, desidratação, cansaço extremo, enjoo e diarreia.

Chás para aliviar a ressaca

Foto: Reprodução

Não há nada que cure a ressaca num piscar de olhos, mas existem medidas que podem ser tomadas para acelerar o processo de absorção e eliminação do álcool: beber mais líquidos (que não contenham álcool, obviamente), como água de coco, sucos, água, refrigerantes e isotônicos; analgésicos, antiácidos e histamínicos podem ajudar a diminuir o mal-estar; comer doce, para repor o açúcar perdido. Mas existe outra medida que pode ser adotada e é eficiente e natural: tomar algum chá. Confira alguns que podem te ajudar a espantar a ressaca.

Chás para quem está de ressaca

  • Chá de camomila: Adoçado, para repor o açúcar do sangue é a melhor opção. Ele irá proporcionar melhoras na digestão e combater náuseas.
  • Chá de hortelã: Este delicioso chá irá ajudar no processo digestivo e desintoxicando o corpo.
  • Chá de gengibre: Possui ação anti-inflamatória e desintoxicante, que atuando em conjunto favorecem a eliminação do álcool do nosso organismo, curando a ressaca com mais rapidez.

Como preparar o chá corretamente: Use sempre água fria e pura; não deixe a água fervendo por muito tempo, para não perder oxigênio; o chá deve ser colocado na água assim que a fervura começar; o repouso para a infusão deve ser de, no máximo, 5 minutos; mexa apenas uma vez; não use detergente para lavar os bules; antes de servir o chá, escalde a xícara a ser usada em água quente; evite usar tampa ou abafador, eles fazem o chá ficar mais forte.

E lembre-se: a melhor prevenção para não ter ressaca é evitar beber excessivamente. Maneire no álcool se não deseja ter ressaca no dia seguinte. Mas se ainda assim ela ocorrer, faça um chá e repouse.