Chás para aliviar as cãibras

Por Natália Petrin em Outros

Quando deixamos de nos alongar ou estamos com fadiga muscular, é comum acontecer uma contração involuntária dos músculos que causa bastante dor: a cãibra. Apesar de serem inofensivas, as cãibras causam um grande desconforto e bastante dor súbita. São comuns em pessoas de idade mais avançada, mais qualquer um que esteja suscetível às suas causas pode passar por isso.

Causas

Elas são causadas pela falta de cálcio, sódio, magnésio e potássio ou pelo excesso de esforço físico, frio, desidratação e mudanças bruscas de temperatura, além das causas citadas anteriormente. Uma das regiões onde acontece a cãibra mais frequentemente é a panturrilha e quando isso acontecer, procure esticar puxando a ponta dos pés para dentro.

Além disso, podem ser causadas ainda pelo baixo nível de açúcar no sangue, doenças arteriais periféricas, diarreia, hipotireoidismo, sarcoidose e insuficiência renal. O consumo de medicamentos para asma, diuréticos e anticoncepcionais podem também ser causadores das cãibras.

Como evitar as cãibras?

Chás para aliviar as cãibras

Foto: Reprodução

O primeiro passo e essencial é manter uma alimentação equilibrada para não haver falta dos nutrientes. Além disso, hidrate-se sempre antes, durante e depois da prática de exercícios físicos, e lembre-se de sempre fazer alongamentos antes disso.

Os alimentos que devem compor a sua alimentação, são aqueles ricos em magnésio, potássio, sódio e cálcio, garantindo uma ótima contração muscular e reduzindo a incidência deste problema. Além disso, o arroz integral, levedo de cerveja, aveia, amendoim e castanha do Pará são alimentos que também curam este mal por serem ricos em Tiamina.

É importante também ingerir sempre bastante água diariamente, pois a desidratação é uma das causadoras das cãibras. Caso sua alimentação seja balanceada e você frequentemente faça alongamentos antes de praticar esportes, aconselhamos que faça um exame de sangue, pois a anemia também é uma das causadoras.

Para livrar-se durante uma crise de forma rápida, a atitude mais eficaz é o alongamento. Estique a área afetada de forma a relaxar os músculos e alongue todo o seu corpo. Esfregue os músculos para que a circulação sanguínea aumente e beba dois copos de água no mesmo instante da crise.

Medicamentos naturais

Alguns medicamentos naturais, no entanto, podem atuar na prevenção e no tratamento das cãibras. Experimente, por exemplo, caso suas cãibras sejam recorrentes, consumir um copo de leite morno antes de dormir e de manhã consuma duas colheres de sopa de mel.

Outra opção é misturar em um copo de água uma colher de sopa de vinagre de maçã, uma colher de chá de mel e uma cápsula de cálcio esmagada. Se a dor persistir mesmo depois da crise, faça compressas alternadas em quente e frio na área e em seguida aplique óleo de arnica com massagens circulares.

Chás para aliviar as cãibras

Além dos medicamentos que citamos acima, existem alguns chás que podem ajudar no tratamento e na prevenção. O chá de camomila, por exemplo, atua como um relaxante e deixa os músculos mais relaxados antes de dormir, evitando que se contraiam involuntariamente. O consumo do chá de alfazema, angélica, limão, camomila, açafrão, agrião, bardana ou erva cidreira deve ser feito diariamente, três ou quatro vezes ao dia, até achar que está melhor.