Chás para aliviar dor nos rins

Por Katharyne Bezerra em Saúde

Geralmente, as pessoas que sentem dor na lombar sofrem de problemas renais, principalmente os que são provocados pelos cálculos renais. Mais conhecido como pedras nos rins, este problema de saúde ocorre devido à formação de cristais localizados na urina.

Com este distúrbio, o organismo não funciona corretamente e pode apresentar infecções urinárias, sangue no xixi, e até suspensão, redução ou aumento do fluxo urinário.

Por ser um problema de saúde grave, é indicado que o paciente procure auxílio médico. Contudo, existem certos tratamentos naturais que podem ser associados ao acompanhamento de um profissional.

Chás para aliviar dor nos rins

Foto: depositphotos

Receitas que dão ‘adeus’ aos problemas renais

Chá de semente de melancia

chas-para-aliviar-dor-nos-rins melancia

Foto: Pixabay

Diurético, o chá das sementes de melancia auxilia o esvaziamento da bexiga, o que contribuí para que não formem cristais nos rins. Outro benefício desta bebida é a capacidade que ela possui de estimular o trabalho dos rins e de purificar o conteúdo que é passado por este órgão, limpando e facilitando o desempenho dos processos renais.

Para preparar é simples, basta ter:

  • 1 colher (de sopa) de sementes de melancia esmagadas;
  • 2 xícaras de água filtrada.

Ferva a água e após ela atingir o estado de ebulição, desligue o fogo. Em uma panela qualquer, coloque as sementes esmagadas e despeje o líquido fervente por cima.

Em seguida, tampe o recipiente e aguarde por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar o chá e servir, sem adicionar açúcar ou outro adoçante. A dica é consumir uma xícara por dia e repetir o tratamento por três dias durante uma semana.

Chá de dente de leão

chas-para-aliviar-dor-nos-rins dente de leao

Foto: Pixabay

Também com propriedades diuréticas, o chá de dente de leão é responsável por aumentar a quantidade de urina produzida no organismo. Em outras palavras, as pessoas que resolverem optar por este tratamento irá mais vezes ao banheiro e isto é ótimo, tendo em vista que melhora o funcionamento dos processos renais.

Além disto, esta bebida pode estimular o sistema circulatório, principalmente o dos rins. Sendo assim, quem deseja fazer este chá, vai precisar de:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas de dente de leão;
  • 1 xícara de água filtrada.

Antes de preparar o chá, é interessante ressaltar que esta receita precisa ser feita com as folhas secas de dente de leão, pois são as que possuem mais propriedades. Selecionado o ingrediente corretamente, é hora de colocar a água no fogo e esperar que esta ferva.

Após o líquido levantar fervura, deve-se adicionar as folhas da erva e tampar o recipiente. O ideal é esperar por 10 minutos e coar a infusão antes de consumi-la. Já com relação ao tratamento, este deverá ser feito diariamente, com a ingestão de três xícaras por dia.

Chá de quebra-pedra

chas-para-aliviar-dor-nos-rins quebra pedra

Foto: reprodução/wikimedia

O nome da bebida já sugere o efeito que ela provoca no organismo. Isto porque, além de evitar a formação de mais pedras nos rins ela é capaz de combater as que já existem. Além deste benefício, o chá de quebra-pedra é um aliado do sistema urinário, pois ele também é considerado um diurético, como os demais já apresentados.

Para fazê-lo é fácil, pois só são necessários:

  • 1 colher (de sopa) das folhas de quebra-pedra;
  • 1 xícara de água filtrada.

Depois de ferver a água, ela deve ser adicionada em um recipiente que esteja com as folhas. Em seguida, é preciso tampar e aguardar a infusão por até 10 minutos.

Após o tempo determinado, coe o chá e sirva sem adicionar açúcar ou adoçante. Vale ressaltar ainda que esta bebida, por ser diurética, precisa ser consumida com cautela, pois o exagero pode prejudicar ainda mais os problemas renais. Sendo assim, beba no máximo três xícaras por dia.