Chás para amenizar os sintomas da cistite

Por Wanessa Galvão em Doenças

Dificuldade e vontade constante de urinar; ardência ao conseguir realizar o ato e dores na parte lombar das costas. Estes sãos os sintomas da cistite, uma infecção na bexiga muito comum nas mulheres e crianças que pode ser provocada por vários fatores distintos. A cura da doença só é possível com acompanhamento médico, mas alguns chás prometem diminuir e muito a dor causada pela doença.

Chás para amenizar os sintomas da cistite

Foto: Reprodução

Cistite

Cistite é o nome que denomina as doenças infecciosas e inflamatórias que atingem a bexiga. Entre as causas da doença podemos destacar o tipo mais comum, causada pela bactéria Escherichia coli, presente nos intestinos, que provoca a doença quando atinge os órgãos genitais. As mulheres são mais suscetíveis a cistite devido a própria anatomia, por isso elas devem ter muito cuidado na hora de se secar, após fazer xixi. Os homens acima de 50 anos também devem ter mais cuidado. A partir dessa idade a próstata aumenta de tamanho e comprime a bexiga, facilitando uma infecção.

A infecção também pode ser causada pelo bacilo de Koch, ao que se dá o nome de Cistite Tuberculosa, por fungos, por exposição prolongada a tratamentos de radioterapia e por predisposição anatômica.

Os sintomas são bem claros: dores e ardência ao urinar; sensação de estar “apertada”, com a bexiga cheia, o tempo todo, e em alguns casos mais graves também é notada a presença de sangue na urina. Febre e dores lombares e na região do ventre também são notadas nos casos em que a doença se apresenta de maneira mais intensa.

Tratamento

Durante o processo de busca da cura da doença são indicados procedimentos bem simples, como o uso de roupas leves, que não comprimam mais a região pélvica, maiores cuidados com a higiene da região, consumo de água com mais frequência, além do uso de remédios específicos para cada tipo de infecção ou inflamação.

É importante também não prender a urina. Apesar de ser muito comum essa prática é inadequada para a saúde.

O consumo de alguns chás também pode ajudar no alívio dos sintomas da cistite, que são bem incômodos.

Os chás

Para que os benefícios das infusões sejam sentidos rapidamente é recomendado o consumo de três xícaras do mesmo chá diariamente, até três dias depois dos sintomas terem desaparecido.

Chá de cavalinha – Em um recipiente coloque um litro de água previamente fervida e três colheres de sopa cheias da planta seca e picada. Tampe o recipiente e mantenha o chá em repouso por dez minutos e beba sem adoçar.

Chá de Uva Ursi – Em uma panela coloque um litro de água filtrada e duas colheres de sopa de folhas de erva ursi secas. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura. Tampe a panela e aguarde dez minutos antes de coar e beber.