Chás para aumentar a concentração

Por Débora Silva em Outros

A capacidade de memória e concentração naturalmente diminui com o passar dos anos, por isso, é essencial manter o cérebro sempre ativo, com palavras cruzadas, jogos de sudoku, quebra-cabeças, prática de atividades físicas, yoga, meditação etc. Existem algumas plantas medicinais que contêm compostos orgânicos que agem no cérebro, aumentando a concentração e melhorando a memória. Se você sentir fadiga mental e notar que precisa aumentar a concentração nos seus estudos ou no seu trabalho, pode recorrer a alguns chás que podem te ajudar a potenciar a concentração.

Tratamentos naturais para a concentração

Chá de urtiga

O chá de urtiga ajuda a aumentar a concentração, além de melhorar a capacidade de desintoxicação do organismo. A indicação de consumo é de 3 xícaras deste chá ao dia.

Ingredientes:

– 2 folhas de urtiga;
– 1 colher de sopa de suco de limão;
– 250 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Acrescente as folhas de urtiga e o limão na água quente e abafe com um pires durante 7 minutos. Coe e beba o chá ainda morno, logo após o seu preparo, para que as suas propriedades medicinais sejam aproveitadas.

Atenção! A urtiga nunca deve ser ingerida crua e deve ser sempre manipulada com luvas.

Chá de malvavisco

O malvavisco contém vitamina B7 (ou colina), substância utilizada para produzir outra, chamada acetilcolina, um neurotransmissor que aumenta a concentração e a memória. Por isso, um dos remédios naturais para aumentar a concentração é a infusão desta planta.

Para obter os benefícios, a indicação de consumo é de 3 a 4 xícaras da infusão ao dia.

Chá de centelha asiática

A centelha asiática é uma planta que possui propriedades que melhoram a circulação do sangue no cérebro, aumentando a chegada de oxigênio e nutrientes aos neurônios e, consequentemente, melhora a memória e a concentração.

Para obter os benefícios, a indicação é consumir até 3 xícaras desta infusão ao dia.

Decocção de açafrão

O açafrão é rico em antioxidantes e ajuda a não perder a memória. A decocção é feita com meio grama desta planta em 1 copo de água. Quando começar a ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Coe e beba até 2 vezes ao dia.

Chás para aumentar a concentração

Foto: Reprodução

Além do uso de chás que auxiliam no aumento da concentração, é importante cuidar da alimentação (aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, tomar um copo de vitamina de beterraba) e praticar outras atividades para que o cérebro seja exercitado. Fazer pausas durante o dia, para que o cérebro possa armazenar as informações, também ajuda na concentração.