Chás para combater o colesterol ruim

Por Débora Silva em Doenças, Outros

O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado, que produz a quantidade que o organismo necessita, sendo utilizado na fabricação de substâncias que auxiliam na digestão, na produção de hormônios e vitamina D. Além da produção pelo fígado, o colesterol também é ingerido através de alguns alimentos derivados do leite, carnes e ovos. O colesterol é necessário ao funcionamento do organismo, porém, quando está elevado, traz problemas para a saúde, como as doenças cardiovasculares. O ideal é manter os níveis do colesterol normais e, para isso, é necessário ter uma alimentação saudável e balanceada, com a ingestão de verduras, legumes, frutas e grãos integrais, além da prática de exercícios físicos. Algumas ervas são ótimas aliadas no combate ao colesterol alto e, através de chás, você pode alcançar os benefícios.

Chás para combater o colesterol ruim

Foto: Reprodução

O HDL e o LDL

Existem dois tipos de colesterol: o HDL, conhecido como “colesterol bom” e o LDL, o “colesterol ruim”. A diferença dos dois está na densidade: o HDL é mais denso que o LDL, o que faz com que ele seja mais difícil de ser absorvido pelo organismo, sendo eliminado naturalmente. O LDL, por ser menos denso, é absorvido pelo organismo e acaba prejudicando-o.

Chás para combater o colesterol ruim

  • Chá vermelho: Por possuir baixo teor de taninos e cafeína, o chá vermelho auxilia na redução do colesterol. Possui efeito calmante, digestivo e retarda o envelhecimento precoce, além de ser bom para o sistema nervoso e melhorar a qualidade do sono.
  • Chá verde: O chá verde inibe a absorção de gorduras pelo sistema digestivo, ajudando a reduzir os níveis de colesterol. Também ajuda a controlar o açúcar no sangue, além de desintoxicar, facilitar a digestão e acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.
  • Chá de berinjela: A berinjela é mais uma ótima aliada para controlar o colesterol. Para aproveitar os seus benefícios, acrescente duas fatias cortadas da berinjela em um copo de água fervida e deixe descansar por quinze minutos. Após esse período, amasse as fatias e coe. Tome o suco três vezes ao dia, ou antes das principais refeições.
  • Chá de sete sangrias: Ferva uma xícara (chá) de água, desligue o fogo e adicione uma colher (chá) da erva sete sangrias picada. Tampe e deixe por 10 minutos. Coe e beba três vezes ao dia. Atenção com a quantidade ingerida, pois, em excesso, o chá pode causar diarreia.
  • Erva mate: Estudiosos da UFSC comprovaram que tomar um litro de chá de erva mate ao dia pode causar uma queda de até 40% dos níveis de colesterol no sangue. O chá deve ser ingerido 10 minutos antes, durante ou depois das refeições.
  • Chá de alho: Parta três dentes de alho em quatro partes cada um, ferva junto com um pedaço de uma raiz de gengibre e 2 copos de água. Deixe descansar por alguns minutos. Adoce com mel. Tome uma xícara pela manhã e outra à noite.