Chás para dores musculares

Por Natália Petrin em Outros

As dores musculares acompanham atletas, além de serem causadas também por estresse e tensão. Muito comuns, essas dores fazem com que muitas pessoas apelem para medicamentos químicos que são fortes sem ter conhecimento de que existem algumas ervas que, na forma de chá, podem ajudar a aliviar. Algumas ervas possuem propriedades terapêuticas e, por isso, são eficazes nesses casos. Existem ainda alguns alimentos que ajudam a combater as dores, como o melão, uvas e limão. Confira abaixo algumas receitas de chá para tratar dores musculares que separamos para você.

Preparo de chás

Chá de erva doce

A erva doce ajuda a aliviar o estresse e as tensões musculares, podendo ser consumida regularmente. Para preparar, 5 g de erva doce, 5 g de canela em pau e 5 g sementes de mostarda e reserve. Em seguida, coloque em outro recipiente um litro de água, e leve ao fogo. Deixe ferver e em seguida desligue o fogo e jogue a água nas ervas reservadas anteriormente. Tampe a mistura e aguarde amornar. Em seguida, coe e consuma. O chá pode ser consumido todos os dias, e não oferece riscos ou efeitos adversos.

Chá de louro

O louro, além de ser eficaz em problemas de má digestão, auxilia ainda no tratamento das dores musculares, agindo como um relaxante. Para preparar o chá, use a proporção de uma colher de sopa das folhas de louro para cada xícara de água. Em um recipiente, coloque as folhas e reserve. Em outro, coloque a água e leve ao fogo, aguardando alcançar fervura, em seguida jogue sobre as folhas de louro reservadas e tampe, deixando amornar. Você pode coar e adoçar com mel, e consumir sempre antes das refeições.

Chá de carqueja

A carqueja possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e tônicas, agindo na redução das dores e diminuindo as contrações dos músculos. Para prepará-lo, use a proporção de 20 g de folhas de carqueja para cada litro de água. Coloque as folhas e a água em uma panela e aguarde alcançar fervura. Ao chegar ao ponto de ebulição, deixe ferver por aproximadamente cinco minutos, deixando esfriar em seguida. Coe e consuma a dose de quatro xícaras ao dia.

Outras receitas caseiras

Chás para dores musculares

Foto: Reprodução

Além dos chás, existem outros medicamentos caseiros que podem ajudar, como o banho em chá de gengibre. Este deve ser preparado com um tubérculo de gengibre para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e corte o gengibre, levando ao fogo em seguida até ferver. Coe em seguida e despeje em uma banheira ou bacia. O chá pode ser usado para um banho de imersão, ou ainda em compressas aplicadas no local afetado.

Outra receita útil é o sumo de alho-poró, maçã, cenoura e gengibre. Para preparar, use um talo de alho-poró, duas maçãs, uma cenoura e 2 cm de gengibre. Pique todos os ingredientes e leve ao liquidificador, batendo até conseguir uma mistura homogênea. Caso a consistência não esteja muito líquida, adicione um pouco de água ou ainda algumas pedras de gelo.