Chás para eliminar o catarro

Por Natália Petrin em Doenças

Apesar de não ser doença, o catarro é um sintoma de uma infecção que é causada por microrganismos no sistema respiratório, e sua incidência aumenta no inverno quando o ar está mais úmido. É caracterizada por uma secreção expelida ao espirrar ou tossir, que é formada por proteínas e água. Esse muco é responsável por proteger e filtrar o ar que respiramos, retendo corpos estranhos como bactérias, vírus, fungos e até mesmo poeira. No entanto, sua alteração e produção descontrolada são motivos de preocupação, devendo ser tratada a causa para alcançar o equilíbrio novamente.

Quando ele aparece?

O catarro pode estar presente em muitas das doenças respiratórias causando o congestionamento nasal e dificultando a respiração. Está relacionado a doenças como pneumonia, tuberculose, asma, amidalite, bronquite, gripe e resfriado. Sua consistência pode variar dependendo de sua composição, assim como sua cor e seu cheiro, que são influenciados pela causa.

O tratamento

Chás para eliminar o catarro

Foto: Reprodução

O tratamento consiste na expectoração desse catarro que deve ser feito com a descoberta da causa. No entanto, existem alguns medicamentos naturais que podem ser usados para expectorar. Entre eles estão alguns alimentos e chás.

Chás para eliminar o catarro

Chá de aipo

Para o preparo desse chá, use a proporção de 40 g de folhas de aipo para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e aguarde alcançar fervura. Coloque as folhas em outro recipiente, e adicione a água fervente em seguida. Tampe e deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coando e consumindo em seguida. A cada xícara que consumir, adicione 10 gotas de própolis. Consuma quatro xícaras ao dia.

Chá de abacate

Em um recipiente, coloque 30 g de folhas de abacateiro e reserve. Em uma panela, coloque um litro de água, leve ao fogo e aguarde alcançar fervura. Em seguida, adicione a água às folhas e tampe, deixando descansar por aproximadamente dez minutos. Coe e adoce com mel de abelhas, consumindo em seguida. A dose indicada é de quatro xícaras ao dia.

Chá de maçã

O chá, feito com a fruta, é um excelente medicamento expectorante, e pode ser feito com a proporção de quatro maçãs para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e corte as maçãs em pedaços, levando ao fogo. Ao alcançar fervura, marque dez minutos e em seguida desligue, retire as maçãs e adoce com mel de abelha, consumindo duas vezes ao dia.

Chá de hortelã ou eucalipto

Os chás são feitos da mesma maneira, com a mesma proporção. Coloque 20 g da erva para cada litro de água. Em um recipiente, leve a água ao fogo, até alcançar fervura. Em seguida, desligue o fogo e adicione a erva, tampe e deixe amornar. Coe, adoce com mel de abelhas, e consuma quatro xícaras ao dia.