Chás para enxaqueca

Por Débora Silva em Doenças

A enxaqueca caracteriza-se por uma forte dor de cabeça, que pode atingir apenas um lado ou não, e pode durar até 72 horas. É uma doença crônica que atinge mais mulheres que homens e pode vir acompanhada de náuseas e vômitos, além de uma grande sensibilidade a ruídos e à luz. Existem vários remédios para acabar com as fortes dores de cabeça, porém a sua frequente utilização pode fazer com que o organismo se acostume e os efeitos esperados podem não mais surgir. Antigas recomendações de nossas avós, os chás são ótimos remédios caseiros para tratar vários males, inclusive a enxaqueca. Confira a seguir algumas das opções para amenizar e combater esta forte dor de cabeça:

Chás para enxaqueca

Foto: Reprodução

Chás que combatem a enxaqueca

Chá de laranja

O elevado teor de vitamina C presente na laranja fortalece o sistema imune e, consequentemente, protege mais o organismo contra a enxaqueca.

Ingredientes:

– 2 laranjas;
– 300 ml de água;
– Mel a gosto.

Modo de preparo:

Descasque as laranjas e coloque as suas cascas em um recipiente com água e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Enquanto isso, com a ajuda de um espremedor, retire todo o suco das laranjas. Após isto, misture o suco com o chá das cascas das laranjas. Coe e adoce a gosto com o mel. Beba o chá enquanto ainda estiver morno, várias vezes ao dia.

Chá de hortelã

A hortelã contém óleos essenciais com propriedades analgésica e anti-inflamatória que ajudam a aliviar tanto as crises de enxaqueca quanto as dores de cabeça comuns.

Ingredientes:

– 10 folhas de hortelã;
– 200 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque as 10 folhas de hortelã para ferver em 200 ml de água por aproximadamente 3 minutos. Coe e adoce a gosto. Tome a bebida na hora do preparo.

Chá de gengibre, limão e hortelã

Assim como a hortelã, o gengibre também contém propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, auxiliando nas crises de enxaqueca. Já o limão é um alimento que desintoxica o nosso organismo.

Ingredientes:

– 1 litro de água;
– 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado;
– 3 rodelas de limão (se for orgânico, melhor ainda);
– 1 colher de sopa de hortelã picada (ou 1 sachê da erva).

Modo de preparo:

Coloque o gengibre para ferver em um 1 litro de água. Após levantar fervura, deixe por mais 5 minutos e desligue o fogo. Acrescente a hortelã e as rodelas de limão e tampe a panela. Espere o chá ficar morno e tome uma xícara. Tome o restante da bebida no decorrer do dia, em intervalos espaçados.