Chás para evitar gases

Por Natália Petrin em Doenças

Gases podem ser constrangedores quando estamos perto de outras pessoas e é um problema muito comum. Causados por consumo de alimentos gordurosos e ricos em fibras, além de antiácidos, bebidas com gás, sedentarismo, prisão de ventre e outros, os principais sintomas que acompanham os gases intestinais são a barriga inchada, flatulências, prisão de ventre, cólicas intestinais e dores abdominais. É essencial consumir muita água durante o dia e evitar o consumo de refrigerantes e outras bebidas com gás. O leite e seus derivados também devem ser evitados, assim como os alimentos ricos em carboidratos.

Chás para evitar gases

Foto: Reprodução

Receitas com ervas medicinais

O consumo de algumas ervas medicinais pode ajudar a evitar o problema e aliviar seus sintomas. Confira algumas receitas com estas ervas.

Chá de funcho com erva cidreira

Para cada xícara de água, use uma colher de sopa de erva cidreira e uma colher de sopa de funcho. Coloque as ervas em um recipiente, ferva a água e adicione ao recipiente onde foram deixadas. Tampe e deixe amornar. Depois coe e tome de três a quatro xícaras por dia. O chá não deve ser adoçado uma vez que pode causar os efeitos contrários ao esperado.

O funcho e a erva cidreira possuem propriedades medicinais que diminuem a concentração dos gases no intestino, além de ajudar a combater a prisão de ventre.

Chá de semente de erva doce

Para cada xícara de água, use uma colher de chá do fruto ou da semente da erva doce. Ferva a água e em seguida desligue o fogo. Adicione as sementes, tampe e deixe por dez minutos. Após o período, coe e consuma morno.

Chá verde e chá branco

O chá verde, encontrado em farmácias e mercados, possui manganês, potássio, ácido fólico e diversas vitaminas, além de desintoxicar, acelerar o metabolismo e melhorar o trânsito intestinal, um dos responsáveis pelo problema com gases. O chá branco é retirado da mesma planta do chá verde, portanto tem as mesmas propriedades. No entanto nele algumas são mais fortes.

Suco de rúcula

O chá de rúcula pode ser usado para o caso de gases estomacais. Para seu preparo, use duas folhas de rúcula para cada xícara de água. Lave bem as folhas de rúcula e coloque-as com a água no liquidificador. Bata bem, coe e beba.

Chá de folha de abacateiro

Para cada litro de água, você deverá usar 30g das folhas secas do abacateiro. Coloque as folhas em um recipiente, adicione a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe por mais cinco minutos e então desligue o fogo. Espere amornar, coe e beba. O ideal é ingerir uma xícara a cada hora, até observar a melhora dos sintomas.

É preciso ainda alertar que o uso dos chás não exclui a necessidade de ir ao médico para que haja um diagnóstico correto. As receitas apenas auxiliam no alívio dos sintomas e na eliminação dos gases.