Chás para melhorar torcicolos

Por Robson Merieverton em Saúde

Ocasionada pela contração demasiada dos músculos do pescoço, a torcicolo é uma das dores mais recorrentes no dia a dia das pessoas. Ela pode ser causada pela virada brusca do pescoço, má postura, dormir em má posição e até no ato de manobrar o carro olhando para trás. A dor está relacionada à tensão muscular, sendo assim, você pode fazer uso de alguns chás para resolver esse problema.

É bastante comum os pacientes que sofrem de torcicolo se queixarem de dores na cabeça. Isso é explicado pelo fato da contração do músculo do pescoço ser muito intensa e estender-se para áreas vizinhas, como ombros e cabeça. Outro motivo é a ansiedade e irritação causada pela limitação dos movimentos por conta do torcicolo. Isso pode piorar ainda mais o incômodo.

Mas, é bom ficar de olho, pois também pode ser indícios de problemas mais graves, como inflamação na coluna vertebral, hérnia de disco e amigdalite, meningite ou osteomielite.

Tratamentos para o torcicolo

Na maioria das vezes, quando se trata de lesões leves, os quadros de torcicolo terminam em aproximadamente uma semana, sumindo espontaneamente. Para acelerar esse processo e amenizar as dores, existem alguns analgésicos naturais que são ótimos, como é o caso de algumas eras, entre elas a erva-doce, carqueja e o louro. A partir das sua propriedades, o consumo de doses de chá durante o dia podem ajudar a solucionar os casos.

Chás para melhorar torcicolos

Foto: Depositphotos

Chá de erva-doce

Possui propriedades calmante e antiespasmódica que vão ajudar o músculo a relaxar, por isso o chá aparece como um dos mais utilizados para tratar os torcicolos.

Ingredientes

5g de erva doce
5g de canela em pau
5g de sementes de mostarda
1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo. Com auxílio de outra panela, junte todos os outros ingredientes e jogue a água ainda quente por cima, deixando tampada por cerca de cinco minutos. Quando esfriar, o chá já está pronto para ser consumido. O recomendado é tomar duas xícaras do chá por dia.

Chá de carqueja

Possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e tônicas que reduzem a contração do músculo e evitam o inchaço.

Ingredientes

20g de folhas de carqueja
1 litro de água

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela junto com as folhas de carqueja. Assim que levantar fervura, espere mais cinco minutos. Desligue o fogo. Com ajuda de uma peneira, coe o chá para separar as folhas. Deixe esfriar um pouco e já pode consumir. O recomendado é beber quatro xícaras do chá ao dia.

Chá de louro

Suas propriedades naturais atuam diretamente no relaxamento dos músculos.

Ingredientes

4 folhas de louro
1 xícara de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois jogue sobre as folhas de louro, deixando-as em infusão durante cinco minutos. Duas xícaras de chá durante o dia já é o suficiente para aliviar as dores no pescoço.