Chás para menstruação atrasada

Por Natália Petrin em Outros

A menstruação e seus efeitos no dia-a-dia das mulheres são problemas muito debatidos entre elas. Atrasos podem acontecer por diversas razões, além da gravidez, podendo causar estranhamento e susto.

Aparelho reprodutivo feminino

Foto: Reprodução

Muitos fatores podem ser culpados pelo atraso menstrual, como o estresse, excesso de atividades físicas, problemas de tireoide e excesso de prolactina – hormônio produzido para a amamentação. Alguns remédios naturais podem alterar a frequência e o fluxo da menstruação, podendo ajudar em situações como esta.

O que pode resolver o atraso?

Alguns chás contêm componentes abortivos, por isso não devem ser tomados quando a mulher está com seu ciclo menstrual atrasado, ou até mesmo com sintomas causados pela menstruação que está por vir. O chá de canela em pau, vendido livremente, pode ser usado para adiantar a menstruação sem riscos.

A canela ajuda, pois possui algumas propriedades como as vasodilatadoras, que auxiliam na circulação do sangue e também o ciclo menstrual, desde que este não esteja comprometido por problemas hormonais ou de outro tipo. Acelera a circulação e atua como vasodilatador, adstringente, afrodisíaco, antisséptico, carminativo, estimulante, hipertensor sedativo e tônico.

O chá de canela

Para o preparo do chá, coloque um litro de água para ferver. Quando alcançar fervura, adicione uns cinco paus de canela e açúcar. Deixe no fogo por mais alguns minutos, e tome-o quente.

A canela possui benefícios para muitos tipos de problemas, agindo contra infecções, dores de garganta, enjoos e azias, sendo muito eficaz também contra gripes e resfriados.

Outros remédios naturais

Quando é definitivamente constatado que o atraso da menstruação não é causado por gravidez, alguns outros remédios naturais podem ajudar com o problema.

O chá de orégano pode ser preparado com uma xícara de água e duas colheres de chá de orégano. Primeiro ferva a água, depois adicione a erva e deixe abafado por alguns minutos. A posologia ideal é de uma xícara ao dia.

A arruda deve ser colocada em um pilão, e socada até triturar. Deixe a erva amassada em uma vasilha com água fria durante uma noite e, no outro dia, coe e tome.

Para regular a menstruação, pode-se tomar o chá de poejo, preparado com quatro colheres de sopa da planta e um litro de água. Ferva a água por aproximadamente cinco minutos e então coloque o poejo. Tome uma xícara a cada duas horas.

Para adiantar a menstruação, use o chá de canela, citado anteriormente. Para a diminuição do fluxo e sua regularização, é preciso uma seleção de ervas. Coloque três xícaras de água para ferver e em outro recipiente adicione duas colheres de sopa de cavalinha, duas colheres de sopa de tília e uma colher de sopa de casca de carvalho. Após a fervura, derrame a água sobre as ervas. Espere esfriar e tome de duas a três xícaras todos os dias. O ideal é começar a tomar quinze dias antes de a menstruação descer.

Todos os remédios, inclusive os naturais, devem ser tomados com supervisão médica. Se os sintomas persistirem procure orientação.