Chás para o estômago

Por Natália Petrin em Doenças

Dores de estômago

Por diversos motivos, as dores de estômago atingem muitas pessoas de idades variadas. Seja por indigestões, ingestão de alimentos estragados, gastrites, refluxo ou causas mais graves, as dores de estômago sempre são ruins.

Para evitar essas dores, é importante manter uma alimentação saudável, com base em alimentos mais leves, evitando aqueles que possam causar fermentação ou irritação no estômago. Alguns alimentos, quando adicionados à dieta, podem ajudar a aliviar os sintomas de queimação ou dores de estômago, como legumes e verduras cozidos, carnes magras cozidas, e outros, devem ser retirados ou evitados, como as frutas cítricas.

Além disso, é possível fazer uso de ervas medicinais para o tratamento das dores e alívio dos sintomas. Os chás, combatentes de muitos problemas de saúde, são remédios naturais que podem ser usados para este fim.

Chás para o estômago

Chás para o estômago

Foto: Reprodução

Para casos de gastrite, um chá muito indicado é o de espinheira santa. Este reduz a produção dos ácidos e do óxido nítrico no estômago, de forma que ajuda a prevenir a formação das úlceras e fortalece a proteção.

O chá pode ser feito com a proporção de meia colher de chá de espinheira santa para cada xícara de água fervente. Leve a água ao fogo e, ao alcançar fervura, adicione a erva. Deixe descansar por algum tempo com o fogo desligado, coe e tome três vezes ao dia. O chá não deve consumido por gestantes, mulheres em fase de amamentação nem por crianças menores de 10 anos.

Quando se trata de azia, queimação no estômago que atinge principalmente quem tem uma má alimentação, o chá indicado para o tratamento é o de erva cidreira, que fornece proteção extra para a mucosa do estômago. Para o preparo, use a proporção de meia colher de chá para cada xícara de água fervente. Prepare da mesma maneira como o de espinheira santa. Tome duas vezes ao dia.

Para refluxo, queimação que costuma atingir o esôfago, o chá indicado é o de gengibre, que normaliza as contrações e alivia as náuseas. Cozinhe durante dez minutos a proporção de uma colher de chá de gengibre e, uma xícara de água. Consuma o chá três vezes ao dia. O consumo deve ser evitado por gestantes e pessoas com pressão alta.

Outras medidas

Existem outras medidas que você pode tomar para aliviar problemas estomacais. Confira algumas delas:

– Bata três folhas de couve e meio copo de água no liquidificador. Consuma em jejum.

– Cozinhe cinco batatas médias até que estejam macias. Beba o caldo das batatas quatro vezes ao dia.