Chás para o intestino

Por Natália Petrin em Doenças

Os males que atingem o intestino, como intestino preso, diarreia, síndrome do intestino irritável e gases, podem causar constrangimento e mal estar no dia a dia de qualquer pessoa. Conheça alguns chás que podem ajudar a tratar alguns desses problemas.

Chás para o intestino

Foto: Reprodução

Síndrome do intestino irritável

Muito comum em mulheres, a síndrome do intestino irritável provoca contrações musculares e movimentos intestinais irregulares, o que causa o acúmulo de muco e toxinas nos intestinos, diminuindo a capacidade do organismo de absorver nutrientes. Com diversas causas, como estresse, dietas inadequadas, alergias, bactérias, fungos, parasitas entre outros, os principais sintomas são dor abdominal constante, urgência para evacuar e alivio posterior a dor, sensação de evacuação incompleta, gases, náuseas, azia, alternância entre diarreia e constipação, entre outros.

Para esse caso, é preciso adicionar fibras à alimentação, além de consumir alho, vitaminas e fazer relaxamento. Além disso, os chás de camomila, melissa, valeriana, alecrim, tanchagem e gengibre, podem ajudar no tratamento. Você pode preparar o chá combinado ou com as ervas puras.

Prisão de ventre

A prisão de ventre pode ser causada pela má alimentação, estresse, ingestão de medicamentos, entre outras causas. Para este fim, o consumo de chá de sene, feito com uma colher de café das folhas em uma xícara de chá, pode ajudar no tratamento do problema. É importante, no entanto, atentar às contraindicações. Lactantes, mulheres durante período menstrual ou portadores com doenças intestinais inflamatórias não devem fazer o consumo desse chá.

Diarreia

A diarreia, assim como a prisão de ventre, pode ser causada pela má alimentação, mas ainda pode ser um sintoma de diversas doenças, ou causada por bactérias e intoxicação alimentar. O capim limão, planta comum com propriedades e benefícios para fins medicinais, pode ser usado para diminuir as contrações do intestino, melhorando as dores e aliviando a diarreia. Seu consumo não tem contraindicações, e seu chá pode ser feito com a proporção de 4 xícaras de café das folhas picadas para cada litro de água fervente. Tome 3 colheres após a evacuação durante o período em que a diarreia permanecer.

Gases

Os gases, além de ocasionarem dores abdominais, podem causar muito desconforto e constrangimento. Muito comuns devido à má alimentação ou o consumo de determinados alimentos, os gases podem ter seu acúmulo prevenido com o chá de alecrim. Use a proporção de ½ colher de chá de folhas de alecrim para cada xícara de chá de água fervente. O consumo deve ser feito duas vezes ao dia, uma xícara, e é contraindicado para diabéticos, pessoas com doenças de próstata e gastroenterites.