Chás para o tratamento da dor de dente

Por Nayla Georgia em Outros

Dor de dente é, de fato, um dos incômodos mais inquietantes na vida de uma pessoa. Apesar de todo o conhecimento sobre higiene e demais cuidados com os dentes, nem sempre é evitável e isso acaba por fazer muitas pessoas sofrerem. As causas para dor de dente são várias, podendo ser referentes à sensibilidade ou outra patologia. É imprescindível procurar um médico, no entanto existem algumas maneiras naturais para aliviar o incômodo, como os chás que citaremos a seguir.

Chás para o tratamento da dor de dente

Foto: Reprodução

Dores fracas e intensas

É mais comum sentir as dores fracas que são, geralmente, causadas pela sensibilidade a alimentos frios, quentes ou doces. Essas dores costumam ser bem chatinhas, mas são mais fáceis de tratar. Quem sofre com sinusite também pode apresentar dor nos dentes superiores, onde vários são afetados. No caso das dores intensas o alarde deve ser maior, pois elas indicam que algo está errado e precisa de atenção. No geral, essas dores mais fortes ficam latejando, durando por bastante tempo e, às vezes, não parecem que vão cessar.

Independentemente da intensidade da dor, é importante buscar atendimento num dentista para saber como melhor tratar. Contudo, alguns chás são bastante úteis na amenização dos sintomas da dor de dente.

Alguns chás que ajudam no alívio da dor de dente

Chá de camomila

Recomendado para inflamação na gengiva, dor de dente e febre. Para fazer o chá de camomila, coloque uma xícara de chá para ferver e, ao levantar fervura, coloque um saquinho do chá. Deixe em infusão por alguns minutos, adoce com mel, caso deseje, e beba.

Chá de folha de batata doce

Para aliviar a dor de dente fraca ou intensa, ferva uma xícara de água e acrescente uma folha de batata doce bem picada. Deixe a bebida fervendo por mais uns minutos, coe e espere esfriar. Quando estiver frio, faça bochechos com o chá várias vezes por dia.

Chá de macela

Feito a partir de uma infusão, o chá de macela é eficiente no alívio das terríveis dores nos dentes. Ferva uma xícara de água e acrescente as sumidades floridas da planta para que apure no líquido. Depois de alguns minutos, coe e faça bochechos, se preferir, deixe apenas o líquido parado na boca por um tempo.

Chá de malva

Amenizar os terríveis sintomas da dor de dente com o chá de malva é simples. Basta bochechar o chá morno na região onde mais dói e deixar o líquido em contato com o dente por algum tempo. Prepare o chá colocando uma xícara de água para ferver e, em seguida, uma colher de sopa das folhas de malva picadas.