Chás para o tratamento da gengivite

A gengivite é caracterizada por uma inflamação na gengiva, onde a causa diretamente relacionada a doença é a placa. A placa por sua vez é uma película viscosa e sem cor formada por bactérias sobre os dentes e gengiva. Essa placa deve ser removida através de escovação e uso de fio dental diariamente, caso tais cuidados não sejam suficientes para eliminá-la, ela produzirá toxinas (venenos) que irritam a região mucosa da gengiva, assim dando origem a gengivite.

Chás para o tratamento da gengivite

Foto: Reprodução

No estágio inicial do problema, o tratamento é mais fácil de ser realizado e os danos podem ser revertidos, visto que o osso e o tecido conjuntivo responsável por manter firmes os dentes em seus lugares ainda não foram afetados. Contudo, se a gengivite não for tratada, poderá avançar para o que se chama de periodontite e causar danos aos dentes e até mesmo à mandíbula (maxilar) de forma permanente.

Dentre os sintomas mais comuns que aparecem e classificam o quadro de gengivite estão: gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que inclusive podem sangrar ao longo da escovação.  Também pode existir retração (recuo) da gengiva o que atribui aparência alongada aos dentes; aparecimento de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida; mau hálito, que é possível ser notado mesmo em estado inicial.

Prevenção da gengivite

O pré-requisito para uma eficiente saúde bucal é a boa higienização, uma escovação feita de maneira correta e o uso habitual do fio dental são fundamentais. A limpeza profissional também é adequada e de grande importância, pois, uma vez que a placa é acumulada e endurece, se transformando em tártaro, apenas o dentista é capaz de eliminá-la, por isso é aconselhável ir ao dentista regularmente. De modo geral, indica-se também a alimentação correta que garanta nutrição adequada, evitar o uso de cigarros e outros tipos de tabaco.

Chás para tratar o problema

Chá de casca de romã

Ingredientes:

- 50 gramas de casca de romã

- 1 litro de água

Modo de fazer:

  1. Adicionar a água fervente num recipiente contendo as cascas de romã;
  2. Deixar descansar por alguns minutos, utilizar quando esfriar.
  3. Usar para fazer bochechos duas vezes ao dia. O chá tem como função fortalecer a região.

Chá de cravos da índia

Ingredientes:

- Uma colher de sopa de cravos da índia

- Duas xícaras de água fervida

Modo de fazer:

  1. Adicionar a água fervente num recipiente com os cravos da índia;
  2. Deixar descansar e utilizar quando estiver frio.
  3. Fazer bochechos e após isso, higienizar os dentes com escovação e uso de fio dental.

Escrito por: Agnes Rafaela

Categorias: Doenças