Chás para o tratamento de oligúria

Por Gabriely Araujo em Doenças

A oligúria é uma patologia que consiste na diminuição drástica da excreção de urina, com ela as substâncias que seriam eliminadas permanecem no organismo, o que pode vir a prejudicar o funcionamento dos rins.

Chás para o tratamento de oligúria

Foto: Reprodução

Uma pessoa adulta, com uma dieta alimentar normal, elimina cerca de 800 ml de urina por dia, e quando esta quantidade sofre uma diminuição acentuada em um curto período de tempo é sinal de que algo está errado em seu organismo. A diminuição para aproximadamente 400 ml é denominada oligúria, já uma queda mais brusca na excreção de urina para 100 ml diários é definida como anúria.

A causa destes problemas podem ser sintomas de desidratação, quando a pessoa passa a consumir menos líquido ou quase não o consome ao longo do dia, insuficiência ou cálculo renal, o uso de medicamentos com anticolinérgicos, substância utilizada para inibir a produção de acetilcolina, diuréticos e de determinados antibióticos, e ainda do bloqueio total do trato urinário que é provocado pela inflamação da próstata, a prostatite. É importante lembrar que a quantidade de urina excretada deve ser interpretada juntamente com a sua densidade, por um médico competente, para que se chegue ao diagnóstico correto.

A oligúria também pode ser de caráter pós-operatório, devido à diminuição de fluidos no corpo ou mesmo de sangue durante a cirurgia. Devido ao estresse do pré-operatório o corpo tende a aumentar a produção de uma substância chamada aldesterona, ela retém líquido e sódio no organismo, assim como o ADH que é um hormônio antidiurético.

Trate a oligúria usando chás

Dependendo do nível em que a oligúria se encontra no organismo é possível seu tratamento parcial, pois a cura total da doença deve ser induzida por tratamento e acompanhamento médico. O uso de alguns chás pode ajudar a diminuir o incômodo causado pela oligúria.

Chá de Salsa

Utilize cerca de uma colher das folhas e das raízes da salsa picadas e misture numa xícara de água fervente. Abafe por 8 minutos e beba a uma temperatura morna. É indicado o consumo de 4 xícaras do chá ao dia.

Chá das folhas do abacateiro

Este chá possui propriedades diuréticas e é indicado também para infecções renais, portanto ajuda no combate à oligúria. Para fazer o chá basta colocar 2 colheres de sopa da erva para cada litro de água e deixar ao fogo até a fervura, logo após basta abafar o mesmo por 10 minutos e consumi-lo em temperatura morna. O consumo indicado é de 4 xícaras diariamente.

Chá de alfavaca

Utilize as folhas da alfavaca colocando-as numa xícara submersas de água fervente. Deixe descansar por um período de 10 a 15 minutos e consuma à temperatura morna 4 vezes ao dia.

Chá de capim-cidreira

O chá de capim-cidreira age como calmante natural e ajuda a aliviar o desconforto causado pela oligúria. A parte utilizada para o chá são as folhas. Deixe-as no fogo até a sua fervura e abafe por cerca de 10 minutos. O consumo indicado é de 4 vezes ao dia.

Chá de quebra-pedra

Esta erva, cujo nome originou-se do popular, pois nasce nas frestas de pedras no chão, é uma diurética natural e muito utilizada para o tratamento de problemas relacionados ao sistema urinário e estomacal. Ferva 2 colheres de sopa da erva para cada litro de água e abafe por 10 minutos após a fervura. Consuma 4 vezes ao dia.