Chás para os pulmões

Por Débora Silva em Outros

O pulmão é um órgão essencial para a nossa vida, sendo o responsável pela distribuição do oxigênio pelo corpo e atuando como um filtro para tudo o que respiramos, incluindo aquelas substâncias que podem prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo, como poluentes ambientais, poeira, fumaça, micro-organismos etc.

Os pulmões precisam de atenção e cuidados especiais, principalmente por parte dos indivíduos que fumam, que vivem em cidades que estão expostas a muita contaminação e aqueles que sofrem de algum problema neste órgão, apresentando dificuldade e dor na respiração. Existem alguns remédios naturais, como os chás, que ajudam a limpar os pulmões, para que estes permaneçam saudáveis.

Chás para os pulmões

Foto: Reprodução

Chás para tratar o pulmão

Confira a seguir alguns chás indicados para limpar e fortalecer os pulmões:

Alcaçuz

O chá preparado com a raiz de alcaçuz ajuda a aliviar a irritação nas vias respiratórias, permitindo uma respiração mais tranquila.

Para aproveitar os seus benefícios, basta lavar e cortar um pedaço de raiz de alcaçuz e ferver em uma xícara de água por cerca de 5 minutos. Após isto, coe e beba um copo.

Atenção! Este remédio natural é contraindicado para indivíduos que sofrem de hipertensão.

Verbasco

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo verbasco, siga a seguinte receita: ferva 30 gramas de flores da planta em 1 litro de água por 10 minutos. Após o tempo indicado, retire do fogo e deixe descansar. Com um pano, filtre a bebida e beba um copo ao dia.

Eucalipto

A receita que utiliza as folhas de eucalipto serve para realizar inalação de vapor, um ótimo procedimento natural para purificar os pulmões, permitindo a expulsão de fleumas e demais substâncias que estejam no órgão.

Para preparar esta inalação, siga as orientações a seguir: Ferva um punhado de folhas de eucalipto em 2 litros de água até que alcance a ebulição. Após isto, retire do fogo e tampe. Deixe esfriar um pouco, cubra a cabeça com uma toalha e aproxime o rosto do recipiente, de maneira que você possa inalar o vapor.

Castanha da índia

Os benefícios da castanha da índia para purificar os pulmões são adquiridos com o preparo de uma infusão, ajudando a melhorar a respiração, principalmente nos casos dos indivíduos que sofrem com asma, tosse e bronquite.

Basta colocar uma colher de chá de castanha da índia em uma xícara de água fervente, coar e beber.