Chás para pressão baixa

Por Natália Petrin em Doenças

A hipotensão, conhecida popularmente como pressão baixa, atinge muitas pessoas e traz muitos incômodos. Principalmente em dias de calor, a queda da pressão causa mal estar e desmaios. Apesar disso, o problema não é visto como uma doença, mas é necessário investigar a sua causa para poder tratá-la corretamente.

Chás para pressão baixa

Foto: Reprodução

Algumas medidas para controlar a queda da pressão

Quando você sentir que sua pressão está baixando e também as tonturas decorrentes da queda da pressão, coloque suas pernas para cima, de forma a aumentar o retorno do sangue venoso das pernas para o coração, aumentando consequentemente a quantidade de sangue bombeado. É importante manter-se hidratado, comer algo salgado e beber cafeína. Mas sempre investigue o que está por trás de sua pressão baixa, que quando recorrente, pode ser tratada com melhoras na alimentação, controles hormonais, entre outras medidas.

Para prevenir, não fique muito tempo exposto ao calor, mantenha-se hidratado e evite longos períodos sem comer. Os valores que caracterizam a pressão baixa são inferiores a 9/6mmHg.

Como tratar?

Existem alguns remédios naturais que ajudam no tratamento da pressão baixa. Confira abaixo alguns chás que podem ser usados para este fim.

Chá de erva-doce, alecrim e cravo

Para preparar esse chá, use a proporção de uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de alecrim e três cravinhos ou cravos da índia sem cabeça para cada copo de água.

Coloque todos os ingredientes, inclusive a água, em uma panela e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe a mistura ferver em fogo branco por aproximadamente 10 minutos. Desligue e deixe descansar tampada por mais cerca de dez minutos. Coe e consuma. A forma de consumo indicada é tomar o chá todos os dias à noite, sempre antes de dormir.

Chá de falso boldo

O falso boldo, usado para tratamento de má digestão, pode ser usado para controlar a hipotensão. Para preparar o chá, use a proporção de uma a três colheres de chá das folhas para cada 150ml de água.

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver, e então desligue e adicione o boldo. Tampe a mistura, e deixe descansar por mais dez minutos. A dose indicada é de duas a três xícaras de chá ao dia. O chá não deve ser usado em pacientes gestantes, lactantes, crianças ou pessoas com pressão alta. Quando consumido em excesso, o chá pode causar irritação gástrica.