Chás para reumatismo

Por Natália Petrin em Doenças

O reumatismo é um conjunto de aproximadamente 200 enfermidades que atingem tanto os músculos como os tendões e articulações e, geralmente, afetam as pessoas com alguns sintomas principais, como fortes dores e dificuldade de mover as áreas atingidas.

O surgimento do reumatismo pode ser influenciado com a alimentação incorreta e rica em ácido úrico que, ao se acumular nos músculos e articulações, pode acabar com os líquidos naturais do corpo que protegem as membranas e, consequentemente, causar as dores do reumatismo.

Para prevenir o reumatismo, é necessário manter uma alimentação saudável. Já no tratamento, como uma forma de auxiliar, além de amenizar os sintomas, é importante aumentar a quantidade de alimentos ricos em vitamina B que, segundo estudos, tem a capacidade de retrair as membranas dos músculos e articulações de forma a aliviar a dor e restabelecer os movimentos. Existem ainda algumas formas naturais de tratar o reumatismo por meio de alimentos e chás que aliviam os sintomas.

Chás para reumatismo

Foto: Reprodução

Alimentos que ajudam a amenizar os sintomas do reumatismo

Dentre os alimentos que podemos citar como benéficos no tratamento dos sintomas do reumatismo, estão o agrião, o pepino, a alface, o tomate e a melancia. Algum desses podem ser consumidos na forma de suco. O suco de pepino deve ser tomado com beterraba e cenoura, diariamente; o de alface, feito com os talos e a folha, todos os dias antes de dormir; o de tomate, deve ser consumido pelo menos quatro vezes na semana – este ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico.

Chás para combater os sintomas do reumatismo

Chá de Cavalinha

O chá de cavalinha pode ser feito com três colheres de sopa das seguintes ervas: cavalinha, dente de leão e chapéu de couro, para cada litro de água. Ferva todos os ingredientes por cerca de dez minutos e deixe descansar tampado pelo mesmo período. Coe e consuma três xícaras de chá ao dia sem adoçar.

Chá de manjerona

Feito com a proporção de uma colher de chá de manjerona para cada xícara de água fervente, o chá ajuda a aliviar os sintomas devido a presença de óleo essencial e taninos. Para preparar, coloque as folhas de manjerona em uma xícara e reserve. Leve a água ao fogo em outro recipiente e, quando alcançar fervura, derrame sobre as folhas reservadas. Tampe, deixando descansar por cerca de dez minutos e consuma em seguida.