Chás para revigorar o organismo após as festas de fim de ano

Por Débora Silva em Saúde

As festas de fim de ano são comumente regadas a diversas comidas e bebidas, e muitas pessoas acabam cometendo excessos. Depois de aproveitar bastante as delícias do Natal e de Réveillon, é chegado o momento de pensar em uma maneira de reparar os danos causados e alcançar o equilíbrio do organismo.

A recuperação do organismo após o excesso do consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas por ser alcançada por meio do consumo de chás. São diversos os chás que revigoram o organismo após as festas de fim de ano, aliviando sintomas como enjoos, náuseas e gases.

Chás para revigorar o organismo após as festas de fim de ano

Foto: Pixabay

Chás para se recuperar após os excessos de fim de ano

Se você costuma não resistir à abundância de comes e bebes das festas de fim de ano, não se preocupe! No dia 1º de janeiro, você pode limpar o organismo com a ajuda dos chás, que aliviam o mal-estar, ajudam a desinchar o corpo, estimulam o funcionamento dos órgãos e recuperam o ânimo. As ervas mais tradicionais, como a de hortelã, camomila e cidreira, proporcionam um grande bem-estar físico e mental.

Chás contra a ressaca

Algumas ervas e plantas auxiliam na cura dos sintomas da ressaca, eliminando as toxinas do organismo e sintomas como náuseas, gases, enjoos e dores de barriga. Preparar um chá de camomila ou de hortelã é uma dica poderosa na hora de combater os sintomas da ressaca. Na hora de preparar a bebida, acrescente 10 gramas de gengibre. Por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, o consumo desta raiz elimina o álcool do corpo mais rapidamente.

Para que comeu muita gordura

Para amenizar o mal-estar que aparece depois de comer pratos muito gordurosos, a dica é apostar no chá de hortelã ou menta, que melhoram o funcionamento do intestino e aliviam a azia.

Contra dor de barriga

Para acabar com a dor de barriga provocada pelos excesso durante as festas de fim de ano, a dica é preparar um chá de hortelã ou de boldo, que aliviam o desconforto gastrointestinal.

Para combater os gases

Para eliminar o desconforto e inchaço provocado pelos gases, faça uma infusão com espinheira-santa, camomila, funcho, hortelã e casca de zedoária. Caso prefira, adoce com mel.

Para desintoxicar o corpo

Para fazer uma limpeza geral no organismo, aposte no chá de erva cidreira. Esta erva tem ação calmante, purifica o corpo e elimina as toxinas.

Para enjoos e náuseas

Os enjoos e náuseas são sintomas típicos provocados pela mistura de bebidas alcoólicas. Para livrar-se do mal-estar, a fica é preparar um chá com folhas de hortelã e sementes de erva-doce. O endro e a camomila também são boas alternativas para aliviar o problema.