Chás para tratamento da anemia

Por Natália Petrin em Doenças

A anemia é um quadro clínico caracterizado pela diminuição dos glóbulos vermelhos ou da taxa de hemoglobina, alcançando valores inferiores aos referenciais. Ela pode ser causada pela falta de ferro, espoliação provocada por parasitoses intestinais, deficiência alimentar de vitamina B12, ou ainda por doença inflamatória crônica. Entre seus sintomas encontram-se a fraqueza, indisposição, vertigens, falta de apetite, diminuição da concentração e dificuldade de aprendizagem.

Como os alimentos podem ajudar?

Alguns alimentos são eficazes no tratamento da anemia, uma vez que repõe as vitaminas que podem estar faltando, ou combatem o agente causador da doença. Abaixo, listamos alguns dos remédios naturais que podem ajudar a tratar a anemia.

Chás para tratamento da anemia

Foto: Reprodução

  • Suco de beterraba com laranja, preparado com 2 xícaras de chá de suco de laranja puro e ½ beterraba crua picada. Bata os dois ingredientes no liquidificador, coe e consuma sempre meia hora antes do almoço ou do jantar.
  • Suco de couve com espinafre, deve ser preparado com a proporção de 1 folha fresca de couve e três folhas frescas de espinafre para cada um copo de 200 ml de água mineral ou filtrada. Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata e coe em seguida. Consuma uma vez ao dia, no período da manhã, ainda em jejum.
  • Suco de uva com ovo caipira e mel, deve ser preparado com 1 copo de 200 ml de suco de uva, 1 gema de ovo caipira e 2 colheres de mel, batidos no liquidificador. Consuma em seguida, três vezes na semana.

Além disso, o suco de abacaxi com melado e cana, consumido três vezes ao dia e o consumo de quatro bananas amassadas com aveia e melado pela manhã, são medicamentos naturais que podem ajudar no tratamento da anemia.

Chás para anemia

Existem ainda, entre os alimentos que podem ajudar no tratamento, as ervas, que devem ser usadas na forma de chá.

Chá de Artemísia

Para preparar o chá de Artemísia, use a proporção de uma colher de sopa das folhas secas para cada litro de água. Em um recipiente, leve a água ao fogo e adicione a Artemísia. Ao alcançar fervura, cronometre aproximadamente cinco minutos, desligando em seguida. Tampe e aguarde a mistura amornar, coando e consumindo em seguida. O chá deve ser consumido de seis em seis horas, na dose de uma xícara. Atenção: esse chá não deve ser consumido por gestantes e lactantes.

Chá de ervas

O chá de ervas pode ser preparado com um punhado de cada uma das ervas a seguir: alfafa, chapéu-de-couro, dente-de-leão, estévia e urtiga. Para preparar, coloque todas as ervas em um recipiente e reserve. Ferva 400 ml de água, e jogue por cima das ervas, tampando e deixando repousar em seguida, por aproximadamente 10 minutos. Coe e consuma em seguida, de três a quatro xícaras ao dia.

Chá de agrião

Esse chá deve ser preparado com a proporção de um punhado de folhas de agrião para cada ½ litro de água. Esquente a água até alcançar fervura e jogue por cima das folhas. Abafe e deixe descansar por aproximadamente dez minutos, coando e consumindo em seguida. Você pode adoçar com mel e consumir entre três e cinco xícaras ao dia.