Chás para tratamento da gota

Por Natália Petrin em Doenças

A doença de gota é conhecida cientificamente como artrite gotosa. Trata-se de uma artrite que acontece devido ao aumento do ácido úrico no corpo. Isso acontece devido a produção elevada da quantidade desse ácido que acaba formando a acumulação de pequenos cristais de urato nos tecidos e articulações. Isso pode ocasionar complicações como artrite dolorosa nas articulações.

Existem tratamentos com medicamentos industrializados, no entanto, existem ainda tratamentos que podem ser feitos com chás e medicamentos naturais que agem na redução dos níveis de ácido úrico. Confira alguns deles.

Chás para tratamento da gota

Foto: Reprodução

Compressas

Mel e confrei

Coloque quatro colheres de sopa de mel e uma colher de chá de tintura de confrei. Aqueça a mistura e coloque em um pano. Aplique em seguida na área afetada.

Chá de camomila

Prepare o chá de camomila na proporção de um copo para um sachê. Ferva a água e adicione o sachê. Deixe até amornar, em seguida umedeça um pano com o chá e aplique no local afetado.

Mudança na alimentação

Procure consumir bastantes vegetais, legumes e frutas ricos em vitamina C como, por exemplo, laranja, morango, tomate, melão, batatas, verduras cruas e kiwi, pois essas ajudam a limpar o organismo. Além disso, insira em sua alimentação amoras e cerejas, que são frutas com propriedades anti-inflamatórias, ajudando na redução de dores e inflamações. Evite alimentos ricos em proteínas como carnes, mariscos, entre outros, pois podem aumentar a concentração do ácido úrico no sangue. Além disso, é importante consumir bastante água e evitar bebidas alcoólicas.

Chás

Chá de cavalinha

Para preparar o chá de cavalinha use 1 litro de água e duas colheres de sopa de cavalinha. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Quando alcançar fervura, desligue e adicione a cavalinha, deixando descansar tampada por aproximadamente dez minutos. Coe e consuma ao longo de um dia.

Chá de alecrim

Muito usado para o rejuvenescimento, o chá de alecrim é útil, além disso, no tratamento de gota. Para preparar, use proporção de uma xícara de café de folhas secas para cada 500 ml de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, coloque as folhas na panela e desligue o fogo. Deixe descansar tampado por aproximadamente 15 minutos. Consuma entre 3 e 4 xícaras entre as refeições. Atenção: o consumo é contraindicado para gestantes e pacientes com alergia ou problemas gastrointestinais.