Chás para tratamento de pedras na vesícula

Por Gabriely Araujo em Doenças

A vesícula biliar é um órgão que mede aproximadamente entre 7 e 10 cm, com formato de pera, utilizado pelo sistema digestivo, e cuja função é armazenar cerca de 50 ml de bile, que é produzida no fígado e que será liberada quando o alimento adentrar no sistema digestivo. A bile é uma mistura de diversas substâncias, entre elas o colesterol que é o vilão na maioria dos casos de formação de pequenas pedrinhas que ficam armazenadas na vesícula não causando dano algum ao organismo. Contudo, quando estas pedrinhas se deslocam em direção ao duto biliar acabam ficando presas e obstruindo a passagem da bile, formando assim o que conhecemos como cálculo biliar ou popularmente como pedras na vesícula.

Sintomas

Alguns casos de pedras na vesícula podem vir a serem assintomáticos. Contudo, um dos principais sintomas de um paciente com pedras na vesícula são as fortes dores que se manifestam na área das costelas, mais precisamente do lado direito do corpo e costumam aparecer cerca de meia hora após as refeições e após alcançar um nível muito forte diminui em seguida. Febre, vômito e enjoo também devem ser observados. Geralmente, pessoas com diabetes, anemia falciforme, cirrose hepática, adeptas a hábitos sedentários e que passam muito tempo sem se alimentar são um grupo de risco para desenvolver a doença. Usuários de drogas, pessoas obesas e gestantes também são propensas ao acúmulo de pedras na vesícula, as gestantes por causa do aumento do estrógeno em seu organismo. Algumas dicas são preciosas para a prevenção da doença, tais como:

  • Largar o cigarro
  • Praticar exercícios físicos
  • Aderir ao consumo de fibras e evitar alimentos gordurosos
  • Manter o peso ideal para o seu tipo físico diminuindo assim o nível do LDL no organismo, o mau colesterol.

Tratamentos à base de remédios naturais

Chás para tratamento de pedra na vesícula

Foto: Reprodução

Alguns chás podem ajudar no combate a este mal, que vem tornando-se cada vez mais comum entre os brasileiros.

  • Chá da casca do abacaxi: Misture a quantidade desejada à água e deixe ferver por um curto intervalo de tempo. Este chá não possui contraindicações e é um excelente aliado na luta contra as cólicas.
  • Chá de bardana: Com a quantidade de uma xícara de água misture a raiz da bardana e leve ao fogo, deixando a mistura ferver por um tempo máximo de 5 minutos. Consuma o chá duas vezes ao dia para que surta efeito.
  • Chá de folha de abacateiro, chá de verbena e boldo do chile: Ambos são bastante utilizados não só para a eliminação das pedras na vesícula, mas também para o tratamento do órgão como um todo.
  • Chá de agulhas de pinheiro: O chá desfaz as pedras na vesícula de forma natural.