Chás para tratamento natural da duodenite

Por Michelle Nogueira em Doenças

A duodenite é uma doença geralmente causada por infecções, hipersecreção ácida pelo estômago, pela bactéria helicobacter pylori, entre outros. Consiste numa inflamação do duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado, caracterizado por ser um tubo oco que se liga ao estômago e ao jejuno. Sua principal função é receber os alimentos parcialmente digeridos pelo estômago e dar continuidade à digestão.

O abuso de álcool, drogas químicas e até mesmo o consumo de alimentos muito picantes podem irritar a mucosa e gerar a duodenite. Se não tratada adequadamente, pode se transformar numa úlcera e depois, até em um tumor. Em grande parte das pessoas ocorre de forma assintomática, mas pode desenvolver alguns sintomas como náuseas, dores na região estomacal, azia, falta de apetite ou sensação de enfartamento após as refeições.

Diagnóstico e tratamento

Como os sintomas são inespecíficos, o diagnóstico é mais difícil. Ele se dá apenas por meio de endoscopia digestiva alta. Durante esse exame, é realizada a coleta do tecido mucoso para realização da biópsia. Só assim é dado o diagnóstico por completo, sem dúvidas.

Chás para tratamento natural da duodenite

Foto: Pixabay

Uma vez descoberta, a duodenite é tratada com medicamentos que visam minimizar as manifestações clínicas. Aconselha-se uma diminuição de alimentos ácidos, e que se pare de fumar e ingerir bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é indispensável, pois promove um relaxamento tanto corporal quanto mental. Em casos de úlcera hemorrágica, o procedimento mais adequando é a internação hospitalar. Nos casos da bactéria pylori, alguns médicos receitam medicamentos específicos que a combatem.

Chá de semente de linhaça

As receitas naturais são ótimas para auxiliarem no tratamento da duodenite, mas nunca devem substituir os remédios. Coloque uma porção de sementes de linhaça para ferver juntamente com 200 ml de água por cerca de 20 minutos. Misture bem. Beba diariamente, com o estômago vazio, em pequenos goles. Espere em média uma hora e só então, tome o café da manhã.

Infusão de folha de bananeira

Coloque, em um recipiente, 300 ml de água fervente em 50 gramas de folhas secas de bananeira. Cubra e deixe por 30 minutos. Depois, coe e beba meio copo antes das refeições.

Chá de funcho e erva-cidreira

Coloque 10 gramas de sementes frescas de funcho com 15 gramas de folhas secas de erva-cidreira com duas ou três gramas de casca de canela seca (ou se preferir, uma pitada de canela em pó). Adicione 500 ml de água e deixe ferver por 10 minutos. Coe o chá, e beba um copo após as refeições.