Chás para tratar a colite

Por Natália Petrin em Doenças

Chamamos de colite ulcerativa uma doença inflamatória do intestino que pode causar inflamações na mucosa do cólon. Quase sempre, como consequência da doença, há problemas no reto. Apesar de não haver causas conhecidas para a colite, acredita-se que haja uma predisposição genética, além de poder haver associação com o estresse, fatores emocionais e má alimentação – baseada em alimentos industrializados também.

A inflamação do cólon – porção mais larga do intestino grosso –, é uma doença comum na infância, podendo, no entanto, acontecer em qualquer idade.

Como tratar?

Para tratar a colite, é importante que a pessoa relaxe. Faça exercícios respiratórios e mastigue muito bem os alimentos de forma a facilitar a digestão. Não consuma líquidos muito quentes nem muito frios e não consuma doces. Coma durante vários dias purê de maçã – com as maçãs raladas sem casca -, mas atenção: não faça em grandes quantidades, faça apenas o que vai comer. Consuma também os iogurtes e quefir.

Chás para tratar a colite

Foto: Reprodução

É indicado durante a crise que coloque compressas quentes nos locais em que sente a dor. Renove-as várias vezes até sentir que a dor desapareceu. Se isso não for suficiente para reduzir as dores, prepare um banho quente e fique por 15 minutos. Consuma sempre muito líquido e opte por alimentar-se com produtos naturais. Em episódios de diarreia, evite consumir alimentos que têm propriedades laxativas como laranja, ameixa, mamão, abacate, melão e morango, dando preferência aos alimentos constipantes como caju, banana prata, goiaba, maçã sem casca, fécula de arroz, pão de farinha branca, bolachas d’água, chá preto, chá de maçã, entre outros.

Existem ainda alguns medicamentos caseiros que podem ajudar no tratamento. Confira no tópico a seguir.

Chás para tratar a colite

Azinheira

Coloque em um recipiente uma colher de pedaços de casca de azinheira e um copo de água. Ferva durante dois minutos e, em seguida, coe e consuma. A dose indicada é de quatro raças ao dia.

Algodoeiro, bartimão, ipê roxo e cipó cabeludo.

Para preparar esse chá, use uma colher de sopa de algodoeiro, uma colher de sopa de bartimão, uma colher de sopa de ipê roxo e uma colher de sopa de cipó cabeludo para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, desligue e jogue as ervas, tampando em seguida para deixar abafada. Após dez minutos, coe e consuma a mistura na dose de uma xícara entre três e quatro vezes por dia repetindo o tratamento por um período de, no mínimo, um mês.