Chás para tratar a voz

Por Débora Silva em Outros

Um de nossos instrumentos mais valiosos e utilizados, relacionado com a nossa necessidade de comunicação, a voz requer cuidados especiais para que não surjam problemas, como, por exemplo, a rouquidão. Tratada como um tipo de disfonia, a rouquidão é um sintoma de alguma irritação nas cordas vocais, que pode ser causada por diversos motivos, desde variações de temperaturas (estas causam irritações e outros problemas que alteram a voz) até o uso excessivo do aparelho fonador – principalmente nos casos dos profissionais que utilizam muito a voz, como professores, cantores, palestrantes, entre outros. Existem alguns remédios caseiros, como os chás, que ajudam a tratar a voz. Veja alguns desses chás a seguir:

Chás para tratar a voz

Foto: Reprodução

Chás para tratar a voz

Chá de limão

O limão pode ser utilizado em sucos, para fazer gargarejos ou no preparo de chás, como este:

Ingredientes:

– 3 folhas de orégano fresco;
– 500 ml de água fervente;
– Suco de um limão;
– Mel.

Modo de preparo:

Faça uma infusão de três folhas de orégano fresco em 500 ml de água fervente. Deixe descansando por 20 minutos. Acrescente o suco de um limão e adoce com mel, de acordo com a sua preferência. Tome o chá em pequenas doses no decorrer do dia.

– Outra opção usando o limão é a seguinte: bata no liquidificador um limão (com casca) junto a um copo de água. Adoce com mel a gosto e beba em goles, ao longo do dia.

Cenoura

Ingredientes:

– 3 xícaras de chá de água;
– 1 cenoura ralada;
– 1 rodela de abacaxi sem casca picado;
– Mel.

Modo de preparo:

Ferva em uma panela as 3 xícaras de chá de água, junto com a cenoura ralada e a rodela de abacaxi picada, por cerca de 5 minutos. Coe e adoce com três colheres (sopa) de mel. Tome 4 colheres (sopa) ao dia.

Gengibre

Corte um pedaço de raiz de gengibre bem fino e coloque em um vidro, cobrindo-o com mel. Esta mistura fermenta e ajuda a tratar a garganta e abrir a voz de quem necessita utilizá-la cotidianamente.

Cipreste

Colha uns galhos ou pinhas de cipreste, lave e coloque em um vidro, cobrindo-os com álcool ou bebidas com elevado teor alcoólico, como por exemplo, a cachaça. Para tratar a rouquidão ou hipofonia, utiliza-se 5 ou 6 gotas da tintura em uma colher (sopa) de água ou chá, até três vezes ao dia. Esta tintura estará pronta para ser usada no dia seguinte, mas pode ser guardada e usada durante anos.