Chás para tratar casos de intoxicação alimentar

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Provocada pela ingestão de alimentos contaminados por micro-organismos invasores, como bactérias, parasitas e vírus, a intoxicação alimentar é um problema de saúde muito comum.

Isso porque, estes agentes infecciosos estão presentes, muitas vezes, em carnes cruas, peixe, frango e também podem se espalhar para outros itens.

Assim, quando uma pessoa come um alimento contaminado, pode apresentar alguns sintomas provenientes da intoxicação, como diarreia, dores abdominais, vômitos, tontura, cansaço, dor de cabeça, fadiga, febre etc. Em casos graves, o médico deverá ser consultado.

Todavia, em situações leves, o paciente pode procurar um tratamento eficaz na ingestão de alguns chás.

Tipos de chás para eliminar intoxicação alimentar

Chá de macieira

conheca-chas-para-tratar-casos-de-intoxicacao-alimentar-macieira

Foto: Pixabay

Por ser uma bebida depurativa, o chá de macieira consegue eliminar as toxinas e os resíduos dos organismo, inclusive os alimentos causadores de mal-estar.

Por esta razão, prepare um chá com um litro de água e 100 g de casca da planta. Deixe os ingredientes no fogo e aguarde por cinco minutos. Em seguida, espere esfriar e sirva, sem adição de açúcares. A dica é consumir até cinco xícaras por dia.

Chá de salgueirinha

conheca-chas-para-tratar-casos-de-intoxicacao-alimentar-salgueirinha

Foto: Pixabay

Indicado para ser ingerido até seis vezes ao dia, este chá tem propriedades medicinais importantes no combate à intoxicação alimentar, como a ação emoliente e tonificante.

Desta forma, prepare a bebida com 50 g das flores de salgueirinha com um litro de água. Após ferver a mistura por cinco minutos, desligue o fogo, tampe o recipiente e aguarde a infusão ficar pronta por 10 minutos.

Chá de gengibre

Conheça chás para tratar casos de intoxicação alimentar

Foto: depositphotos

Esta raiz é indicada para que tem intoxicação alimentar, pois ela possui propriedades capazes de controlar o vômito e as dores abdominais, dois sintomas comuns deste problema.

Utilize uma xícara de água e um pedaço de gengibre. Deixe ferver por cinco minutos, depois tampe o recipiente e com o fogo desligado aguarde por mais cinco minutos. Em seguida, é só servir. Porém, o ideal é repetir este processo por até três vezes durante o dia.

Chá misto

conheca-chas-para-tratar-casos-de-intoxicacao-alimentar-framboesa

Foto: Pixabay

Se apenas uma única planta tem a capacidade de melhorar o quadro clínico de um indivíduo com intoxicação alimentar, imagine uma mistura feita com ervas que possui propriedades decisivas nesta melhora.

Este é o caso desse tipo de tratamento, que ferve em água as folhas de hortelã, camomila, framboesa e amora, por aproximadamente 10 minutos. Depois do tempo determinado, basta esperar esfriar para consumir. Porém, o consumo não pode ultrapassar três xícaras diárias.