Chás para tratar celulites

Por Débora Silva em Beleza

A celulite, que forma aquele aspecto ondulado na pele conhecido como “casca de laranja” na pele, é o grande terror de quem se preocupa com a forma do corpo. Usualmente, esses depósitos de gordura encontram-se principalmente nas nádegas e nas partes posteriores das coxas. Esta forma natural de o organismo armazenar gordura superficial está presente no corpo da grande maioria das mulheres (70% a 80%), inclusive nas que estão no peso ideal. Embora não seja uma doença, a celulite incomoda bastante, sendo uma preocupação constante de muitas mulheres e alvo da indústria estética, que sempre lança algum novo produto que promete ser capaz de combatê-la. Existem chás que são aliados no tratamento contra a celulite, confira alguns deles a seguir.

Chás para tratar celulites

Foto: Reprodução

Chás que auxiliam no combate à celulite

  • Centella asiática – Esta erva auxilia na melhora do aspecto da pele com celulite por ser fonte de substâncias que melhoram a circulação e a chegada de oxigênio nos tecidos, os denominados asiaticosídeos.
  • Chá Verde – É anti-inflamatório, termogênico e fonte de epigalocatequina galato (EGCG), sendo assim, não só melhora a aparência da celulite, como também favorece o emagrecimento.
  • Curcuma – Rica em curcumina, um antioxidante e anti-inflamatório, esta planta utilizada no preparo do tempero curry também contribui para a uniformidade da pele.
  • Cavalinha – Além de ser diurética e desintoxicante, a cavalinha é fonte de silício, um mineral que participa da produção do colágeno, proteína que dá sustentação à pele, melhorando a sua firmeza e elasticidade.
  • Hamamélis – Possui ação anti-inflamatória e reduz a retenção de líquidos e gordura responsáveis pela celulite.
  • Castanha-da-índia – Possui propriedades anti-inflamatórias e vasoativas, auxilia na melhora da permeabilidade dos vasos e diminui o inchaço.

Chá de cavalinha e hamamélis

Aprenda a preparar um conhecido chá para auxiliar no tratamento contra a celulite e gorduras localizadas:

Ferva a cavalinha e a hamamélis e deixe a infusão abafada durante 15 minutos. Coe e beba sem adoçar. A indicação de ingestão é de três a quatro copos diários durante o período de 10 dias.

Dicas

Para ter maior êxito no combate à celulite, além de utilizar os chás como aliados, são necessárias algumas outras medidas, como as descritas a seguir:

  • Invista em uma alimentação saudável e balanceada, evitando o consumo de alimentos industrializados, frituras ou alimentos com muita gordura e açúcares em sua composição;
  • Beba bastante água;
  • Pratique exercícios físicos diariamente, com duração de aproximadamente 60 minutos. Os exercícios mais indicados para combater a celulite são aqueles que utilizam mais as pernas, como o step, jump, caminhada e corrida.
  • Use cremes específicos que auxiliam no combate à celulite.