Chás indicados para tratar coceira nos olhos

Por André Luiz Melo em Saúde

Um dos problemas mais comuns que, geralmente, acometem a visão é a coceira nos olhos. Causada, em geral, por fungos ou micoses, tais casos de irritação na visão podem ser tratados, de forma complementar, em casa, por meio de receitas naturais de chás. A seguir, você pode conferir algumas dessas formas de infusões benéficas para tratar a coceira nos olhos:

Compressa de ervas

Uma dessas receitas naturais é a compressa à base de ervas. A mesma é feita a partir da utilização de flor de sabugueiro, eufrásia e calêndula. Todas essas plantas medicinais são conhecidas pelo potencial de suas propriedades calmantes.

Além disso, as mesmas possuem ainda propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, as quais são responsáveis por reduzir as secreções produzidas pelos olhos quando os mesmos estão irritados, o que acaba também aliviando ocorrências sintomáticas como vermelhidão, ardência e, claro, a coceira.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de flor de sabugueiro seca
  • 1 colher (de chá) de eufrásia seca
  • 1 colher (de chá) de calêndula seca
  • 250 ml de água
Chás indicados para tratar coceira nos olhos

Foto: Josh Armstrong/ Free Images

​​Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma panela com os 250 ml de água e leve ao fogo. Em seguida, deixe a mistura repousando por 15 minutos. Logo após, utilize um filtro para coar a infusão. Posteriormente, embebede pedaços de algodão na mistura e aplique-os nos olhos que estejam afetados pela irritação. É importante ressaltar que, a aplicação da compressa, apenas deve ser feita por, no máximo, três vezes ao dia e com duração máxima de 10 minutos.

Colírio natural

Receita com sal

Um colírio natural eficaz para tratar problemas de irritação na visão é o feito à base de sal. Para preparar tal solução é bastante prático. Inicialmente, ferva um copo médio com água e, logo em seguida, acrescente uma colher (de chá) de sal. Assim que notar o ponto de ebulição, desligue o fogo e espere que a mistura esfrie para que você possa usá-la como colírio natural. Lembre-se que, como a solução entrará em contato direto com os olhos, a mesma deverá ser armazenada em um recipiente limpo e seco.

Receita com chá verde

Para preparar o mesmo colírio, é possível ainda fazer uso do chá verde ao invés do sal. Para esta receita, você deve adicionar duas colheres (de sopa) de chá verde em um copo médio com água. Leve a mistura ao fogo e desligue apenas quando atingir o ponto de ebulição. Em seguida, coe e aplique até três vezes sobre os olhos irritados.