Chás para tratar de varizes

Por Priscila Melo em Beleza

As varizes são aquelas pequenas veias que se dilatam e ficam deformadas, desenvolvendo-se na superfície da pele, principalmente nas pernas. Elas deixam marcas e calosidades. Além de terem uma aparência feia no corpo – essas veias possuem uma coloração púrpuro-azulada – as varizes causam um grande desconforto, pois a pernas incham, doem, ficam mais cansadas e dão a sensação de pesos nas pernas.

Chás para tratar de varizes

Foto: Reprodução

Como surgem?

As varizes são o resultado do mau funcionamento das válvulas que têm a função de impedir o refluxo do sangue. Isso ocorre porque com o passar dos anos e com os esforços que fazemos ficando muito tempo em pé, as veias que são responsáveis pelo envio do sangue dos nossos membros inferiores até o coração e visse versa, passam a não funcionar corretamente. Essas veias devem funcionar como válvulas, impedindo que o sangue volte para os pés devido à gravidade.

Como tratar?

Aqui você vai encontrar meios alternativos e naturais que auxiliam no tratamento e prevenção das varizes.

Chá de mil flores

Ingredientes: duas colheres de sopa de flores de mil folhas, um litro de água.

Modo de preparo: você deve ferver a água com as flores por cerca de cinco minutos, após isso deve coar e tomar o chá. O ideal é que se beba uma xícara de chá pela manhã e outra a noite.

Chá de várias ervas

Ingredientes: 1 litro de água, 1 colher de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de bardana e 1 colher de sopa de tanchagem.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes e a água em uma panela, leve ao fogo e deixe a água ferver, em seguida desligue o fogo e cubra o chá. Deixe-o descansar por 10 minutos. É importante que se beba esse chá três vezes ao dia e para intensificar o tratamento, pode-se acrescentar 30 gotas de própolis em cada xícara de chá.

Chá de carqueja e rosa branca

Ingredientes: 02 colheres de sopa de carqueja, 02 colheres de sopa de rosa branca, 04 xícaras de chá de água.

Modo de preparo: Você deve colocar a água para ferver, quando levantar fervura coloque os ingredientes na panela que está com a água fervida e em seguida desligue o fogo. Espere esfriar e coe. Você pode tomar até quatro xícaras desse chá por dia.

Chá diverso

Ingredientes: 1 punhado de folhas de chá verde, 2 punhados de zedoaria, 1 punhado de cascas de maças desidratadas, 1 galho de manjericão e 2 copos de água.

Modo de preparo: Coloque a água para ferver, em seguida, quando a fervura levantar, coloque os ingredientes na água e desligue o fogo. Deixe reservado por 15 minutos, após isso, coe e tome duas vezes por dia. Este chá pode ainda ter aplicado em compressas sobre o local, fazendo o seu uso externo.