Chás para tratar dor de garganta

Por Débora Silva em Doenças

A dor de garganta é um sintoma comum e incômodo, podendo ser causado por vários tipos de inflamação ou infecção, como a faringite, laringite, gripe, amigdalite e resfriado. Em alguns casos, as dores de garganta podem vir acompanhadas de mal-estar, febre e dificuldade para engolir os alimentos.

Chás para tratar dor de garganta

Foto: Reprodução

Normalmente, os tratamentos das inflamações e infecções da garganta são tratados com anti-inflamatórios e antibióticos indicados  por um médico. Existem alguns chás feitos com ervas naturais que também ajudam no tratamento da dor de garganta, aliviando os sintomas. Confira a seguir:

Chás para aliviar as dores de garganta

Chá de folha de abacateiro e tanchagem

Ingredientes:

– 2 folhas de abacateiro;
– 2 folhas de tanchagem;
– 1 copo de água.

Modo de preparo:

Após ferver a água, acrescente as folhas de tanchagem. Deixe ferver por mais 2 minutos e coe. Em seguinte, adicione as folhas de abacateiro e leve ao fogo para ferver novamente por 2 minutos. Aguarde até que a mistura esfrie e coe novamente. Faça um gargarejo com este chá, três vezes ao dia.

Chá com semente de linhaça e limão

Ingredientes:

– 4 xícaras de água fria;
– 50 gramas de semente de linhaça;
– 1 colherzinha de mel;
– Cascas de ½ limão;
– Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Deixe as sementes de linhaça de molho em água corrente. Em uma panela que não seja de alumínio, coloque as cascas de limão e as 4 xícaras de água. Acrescente as sementes que estavam de molho. Deixe ferver, em fogo baixo, durante 15 minutos. Após isso, coe, adicione o suco de limão e adoce com a colher de mel. Mantenha a bebida em um recipiente de louça.

Outras dicas

Além dos chás, existem outras medidas naturais que podem auxiliar no alívio dos sintomas da dor de garganta.

  • Açúcar queimado ou mel: Para o alívio de dor de garganta e tosse, leve ao fogo uma colher (sopa) de açúcar e, quando derreter, coloque em meio copo de leite.
  • Um pano com álcool e água em volta do pescoço pode ajudar no alívio dos sintomas da dor de garganta.
  • Gengibre, frutas cítricas, maçã, própolis e menta também ajudam a tratar os sintomas das dores de garganta.

É importante ressaltar que essas medidas aliviam os sintomas, sendo necessário a consulta ao médico para saber qual doença está causando a dor e, dessa forma, tratá-la corretamente.