Chás para tratar dor nas articulações causada pela chikungunya

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Saúde

Febre chikungunya é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão da dengue, febre amarela e outras doenças. Os sintomas dessa patologia demoraram de dois a 12 dias para aparecerem após a picada do inseto, e entre os principais sinais estão: febre, dor de cabeça, erupções cutâneas, coceiras, vômitos, diarreia e dores nas articulações.

O nome chikungunya é africano e significa “aqueles que se curvam”, uma referência as fortes dores nas articulações sentidas pelos pacientes que apresentam a doença. Não há vacina de prevenção, nem cura para este problema, e o tratamento se baseia em medicamentos que aliviam os sintomas. Geralmente, o período mais crítico dura em torno de um mês. Todavia, o incômodo nas articulações perduram por até um ano. Para tentar aliviar esse problema, confira alguns chás que podem ajudar.

Chás para tratar dor nas articulações causada pela chikungunya

Foto: Reprodução/ internet

Chás para eliminar as dores nas articulações

Chá verde

Esta bebida é rica em uma substância chamada de polifenóis, compostos com funções antioxidantes. Desta forma, se destaca como um chá que além de aliviar as dores nas articulações, também evita o surgimento de outras. Para prepará-lo é muito simples, basta colocar uma xícara de água no fogo e esperar que ela entre em ebulição. Em seguida, adicione uma colher de sobremesa e tampe o recipiente. Aguarde a infusão por 10 minutos e o chá estará pronto para o consumo. O recomendando é uma xícara por dia, de preferência durante a manhã. Evite tomar no período da noite para não perder o sono, uma vez que esta bebida é rica em cafeína.

Chá de gengibre

Por ser anti-inflamatório, o gengibre tem a capacidade de aliviar as dores e também diminuir o inchaço que os pacientes têm nas regiões das articulações. Quem preferir usufrui deste chá, basta ralar a raiz de gengibre e colocar uma colher de sobremesa em uma xícara de água. Ao unir os dois ingredientes, despeje-os em outro recipiente e leve a mistura ao fogo até entrar em ebulição. Aguarde por 10 minutos e depois espere esfriar. Duas xícaras de chá por dia são o suficiente para atenuar as dores provocadas pela febre chikungunya.

Chá de salgueiro

Com propriedades que vão de analgésicas até antirreumáticas, o chá de salgueiro é um excelente aliado de quem pegou esta doença. Isso porque, é uma das bebidas mais indicadas para quem sente dores nas articulações, sejam elas provocadas por essa febre ou por reumatismo, artrite ou artrose. Prepare o chá com uma colher de sopa das cascas de salgueiro em um litro de água. Espere os ingredientes entrarem em ebulição, coe e espere amornar antes de beber. O indicado é ingerir três xícaras por dia.

Açafrão da terra

Na última fase da chikungunya, quando a maioria dos sintomas passam e ainda permanece a dor nas articulações, o chá ideal para tratar desse problema é o de açafrão da terra. Esta bebida é indicada em casos de dores crônicas. O açafrão é da mesma família do gengibre e, por isso, possuem semelhanças no tratamento de determinadas doenças. Prepare uma infusão com uma colher de chá de açafrão e uma xícara de água quente. Junte os ingrediente, tampe o recipiente e espere a infusão ficar pronta em 10 minutos. Consuma uma xícara por dia.