Chás para tratar gastrite

Por Stefanie Mouret em Doenças

A gastrite tornou-se uma das mais comuns doenças dos últimos anos. Trata-se de uma inflamação do epitélio estomacal, capaz de causar muita dor e desconforto. O motivo que a faz ser uma crescente não é difícil de compreender: numa época onde todos trabalham muito e possuem pouco tempo para uma alimentação balanceada, os fast-foods e comida práticas, mas não saudáveis são consumidas com maior freqüência; também o aumento do estresse torna muitos indivíduos suscetíveis à desenvolver gastrite, já que dependendo do caso ela pode ter origem nervosa. Assim, além de buscar um especialista e seguir corretamente o tratamento indicado, descubra algumas receitas naturais que aliviam os sintomas e tratam essa doença.

Chás para tratar gastrite

Foto: Reprodução

Chás eficientes para tratar a gastrite

Nunca se deve subestimar o poder da medicina natural. Há séculos chás e plantas são consumidas para o bem do organismo, e podem agir em alguns casos como verdadeiras curas. Os mais indicados para prevenção e tratamento de gastrite são:

1)      Espinheira Santa – Leve ao fogo a quantidade de água equivalente a uma xícara de chá cheia, juntamente com uma colher de folhas secas da planta. Deixe ferver por 10 minutos, então abafe e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver agradável, coe e beba no momento da crise, ou antes de dormir para preveni-la no dia seguinte.

2)      Camomila – A camomila pode ser encontrada em saches fechados para serem inseridos na xícara com água fervente, ou triturada e preparada em saquinhos para ferver na chaleira. Em ambos os casos, não prepare quantidade maior do que o equivalente a uma xícara, para consumir a bebida ainda quente. Aproveite o delicioso sabor da camomila e consuma duas xícaras por dia.

3)      Acelga – Lave 50 g de folhas de acelga, e leve ao fogo numa chaleira com 1 litro de água. Deixe ferver por 10 minutos, então abafe e espere a temperatura ficar morna. Quando estiver própria para consumo, coe e beba o poderoso chá.

4)      Gengibre – O gengibre pode ser comprado triturado ou em pedaços (versão mais comum) e é um grande aliado no combate contra a gastrite. Leve ao fogo em torno de 4 pedaços de gengibre, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por 15 minutos, então abafe e após 10 minutos coe. Adoce a gosto e consuma duas xícaras por dia.