Chás para tratar problemas no fígado

Por Débora Silva em Doenças

O fígado, localizado do lado direito do abdômen, é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano. Este órgão é o responsável por realizar a desintoxicação do nosso organismo, sintetiza o colesterol e é o produtor da bile, responsável por digerir os alimentos no estômago. Além das funções citadas, esta glândula efetua aproximadamente 220 funções diferentes, todas interligadas.

Fígado

Foto: Reprodução

As causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de alimentos muito gordurosos, uso de medicamentos e as doenças virais.

Confira a seguir algumas receitas de chás que podem auxiliar no tratamento de problemas no fígado.

Chás para tratamento de problemas no fígado

Chá de boldo

O chá de boldo é um ótimo remédio caseiro para tratar o fígado gorduroso ou inchado.

Para preparar o chá, são necessárias duas folhas da planta e um copo de água. Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba, de preferência sem adoçar, de três a quatro vezes ao dia. Recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo para o melhor aproveitamento de suas propriedades.

Chá de jurubeba

O chá de jurubeba também é um ótimo remédio caseiro para tratar o fígado, pois possui propriedades diuréticas e digestivas.

Para preparar o chá, são necessárias 30 gramas de folhas e frutos de jurubeba e um litro de água. Coloque as folhas e frutos de jurubeba em um litro de água fervente e deixe esfriar por 10 minutos. Coe e beba três xícaras por dia. Este chá não deve ser consumido por gestantes.

Solução de cebola

Para preparar a solução de cebola, cozinhe quatro cebolas em um litro de água e beba pequenas doses no decorrer do dia, durante o período de um mês.

Vagens de Pau-Ferro

Para preparar a infusão das vagens de Pau-Ferro, amasse três vagens e deixe-as de molho em um litro de água durante três dias. É recomendado consumir duas vezes ao dia.

Chá de Chapéu de Couro

Para preparar o chá, ferva 20 gramas da planta para cada 1 litro de água. É recomendado consumir três vezes ao dia.

Chá de Alface

Para preparar o chá, separe 80 gramas de alface para cada 1 litro de água e leve ao fogo até atingir a fervura. É recomendado consumir até três xícaras ao dia.

Cuidados na alimentação

Além do uso desses chás para o tratamento de males no fígado, aconselha-se evitar alimentos de difícil digestão e bebidas alcoólicas. Ingerir uma maçã ao dia é uma boa dica, pois esta fruta possui propriedades desintoxicantes e promove a purificação do órgão.