Chás para urticária

Por Natália Petrin em Doenças

A urticária é um tipo de reação alérgica que pode afetar a pele ou a superfície interna de alguns órgãos. Trata-se de uma reação potencializada de defesa no organismo contra algum agente externo. O corpo produz histamina ao entrar em contato com algum elemento determinado, como a poeira, medicamentos, alimentos, entre outras coisas, e com ela, surgem as reações desconfortáveis na pele. Com coloração avermelhada e muita coceira, a urticária pode ser facilmente revertida e diagnosticada por um especialista.

Sintomas

As lesões na pele e a vermelhidão com o centro mais claro são as principais características da urticária, que pode vir acompanhada ainda de dificuldade para respirar. Quando for crônica, a urticária é muito mais leve causando pequenas lesões que normalmente não se espalham muito pela pele. A aguda, no entanto, pode causar lesões maiores que somem e voltam, podendo durar meses.

Como tratar?

Chás para urticária

Foto: Reprodução

Existem alguns tratamentos naturais que podem ser usados para aliviar a coceira e desinchar as lesões. Entre elas, estão as selecionadas abaixo:

  • Despeje 200g de farinha de aveia em uma banheira com água morna, e adicione 10 gotas de óleo essencial de alfazema. Fique imerso nesse banho por um período de aproximadamente 20 minutos para amenizar a coceira.
  • Com duas colheres de argila cosmética, 30 mg de gel de babosa – aloe vera – e duas goras de óleo essencial de hortelã, faça uma mistura homogênea. Em seguida, aplique na pele e deixe por um período de, aproximadamente, 20 minutos. Enxágue e seque em seguida, mas sem esfregar.
  • Use duas colheres de chá de hidraste em pó e duas colheres de chá de mel. Misture bem os dois ingredientes e, em seguida, aplique sobra a área afetada. Proteja a aplicação com gaze. Troque duas vezes ao dia e repita sempre o procedimento até notar que a urticária desapareceu.

Existem ainda outras recomendações como:

  • Tomar mais banhos ao dia, sempre com água morna e com sabonetes neutros. Não esfregue a toalha no corpo.
  • Pratique atividades físicas que lhe deem prazer, pois o estresse pode ser um gatilho para este problema.
  • Faça compressas de leite ou água frios para acalmar a coceira.

Chá de camomila para urticária

Você pode usar ainda um chá para aplicar na pele e tratar e acalmar a coceira. O chá de camomila pode ser encontrado na forma de erva ou sachê, e as duas formas são eficazes. Prepare o chá normalmente, como se fosse consumir, apenas deixando de adicionar açúcar, adoçante ou mel. Em seguida, coe e deixe esfriar. Quando estiver gelado, umedeça tecidos com o chá e aplique suavemente em sua pele, deixando as compressas frias por aproximadamente 20 minutos.