Escrito por em 20/05/2013 (atualização: 04/08/2017)
Chás poderosos para tirar ansiedade

Foto: Reprodução

A ansiedade mexe com o corpo e a mente. Ela está relacionada ao medo, à angústia, aflição e incerteza, podendo causar sintomas bastante desagradáveis como dores no estômago, falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, tontura, insônia e outros. Os casos mais severos devem ser tratados por um médico. Em alguns, é preciso combinar a psicoterapia com remédios receitados por um psiquiatra. Contudo, nos casos mais comuns e simples do dia-a-dia, a ansiedade pode ser combatida com alguns chás. Confira!

Receitas de chás que amenizam os sintomas da ansiedade

Alecrim

Mesmo que pouco conhecido pela propriedade calmante, o alecrim pode ser eficiente no combate à ansiedade. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa rasa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de coar. O ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia. Quem preferir, pode acrescentar um pouco de mel para deixar a infusão mais adocicada.

Melissa

A melissa é também chamada de erva cidreira e facilmente confundida com o capim-limão. O seu chá é excelente para quem é nervoso e sofre com crises de ansiedade. Para fazer, basta ferver uma xícara de água e adicionar uma colher de sopa das folhas da melissa picadas. Feche a xícara e deixe descansar por dez minutos, assim, o chá ficará mais incorporado. Coe, adicione uma colher de chá de mel, se quiser, e beba logo em seguida. É indicado tomar o chá três vezes ao dia para melhores resultados.

Mulungu

O chá de mulungu é indicado para quem sofre com ansiedade, mas gestantes e pessoas com pressão baixa ou que usem remédios para hipertensão não devem tomar. Ele é feito a partir da decocção das cascas e dos ramos da árvore. Para fazer, ferva um litro de água com duas colheres de mulungu por dez minutos. Retire do fogo e deixe abafado por mais dez minutos para que possa coar e beber. Beba duas ou três xícaras ao dia.

Camomila

Mundialmente conhecida como um calmante natural, a camomila é realmente tranquilizadora. Além de deixar os nervos mais calmos, o chazinho de camomila também acaba com os sintomas de estresse. É fácil fazer em casa, pois só precisa colocar as flores da planta em uma xícara de água fervente e deixar descansar por cinco minutos. Depois basta coar e beber quantas vezes quiser, mas lembre-se de não exagerar.

Maracujá

Assim como o suco, o chá dessa fruta é bom para acalmar os nervos. Esse chá é feito de forma simples. Coloque uma colher de sobremesa das folhas do maracujá e uma colher de erva cidreira, se desejar, em uma xícara de água fervente. Deixe que apure por alguns minutos, coe e beba três vezes ao dia.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou como redatora e editora para a iHaa Network; repórter e assessora de comunicação para órgãos públicos; repórter na Revista Nordeste; marketing e mídias digitais no Grupo Neyla Venâncio; e redatora freelancer. Atualmente é assessora parlamentar e, em paralelo ao ofício como jornalista, é professora de inglês e grande entusiasta da língua.