Chás que ajudam a controlar o nervosismo

Por Natália Petrin em Doenças

A ansiedade e o nervosismo têm se tornado sintomas muito comuns, graças à correria do dia a dia e à grande pressão sofrida por todos no ambiente escolar ou de trabalho, ou ainda devido ao trânsito e condições de vida das cidades. Esses problemas, no entanto, nem sempre são derivados de problemas físicos, mas também psicológicos.

Sintomas do nervosismo

O nervosismo tem como principais sintomas a irritação e a agressividade, fazendo com que a pessoa que tem este problema acabe respondendo aos outros de forma severa e agressiva. Além disso, pode causar cansaço, tristeza, dores de cabeça, agitação, crises de tensão e angústia, isolamento, mau humor, crises de medo, sudorese intensa, picos de emoções, entre outras coisas que acabam diminuindo a qualidade de vida. Esse problema, portanto, deve ser tratado como uma doença, e em alguns casos até mesmo se faz necessário o acompanhamento psicológico.

Existem alguns medicamentos naturais, no entanto, que podem ajudar a amenizar o problema, pois são chás feitos com ervas usadas no tratamento fitoterápico – fito, que significa planta, e terapia que é o tratamento – que tem propriedades calmantes.

Chás que ajudam a controlar o nervosismo

Foto: Reprodução

Chás para controlar o nervosismo

Borragem

A borragem é uma planta que possui “pelos”, e estes devem ser retirados antes do preparo. Em um recipiente, coloque uma xícara de água e leve ao fogo. Em seguida, quando alcançar fervura, desligue. Coloque uma colher de café das folhas e flores secas da borragem em uma xícara e jogue a água por cima. Tampe por aproximadamente dez minutos e, em seguida, coe e consuma. Esse chá pode ser consumido quando achar necessário, mas sempre sem exageros. A planta pode causar reações alérgicas, portanto é preciso prestar atenção em como se sente após o consumo.

Erva-cidreira

É indicada, com comprovação científica, para proporcionar relaxamento. Ajuda ainda a regular a menstruação, aliviar cólicas, tratar insônia nervosa, problemas gastrointestinais, mau hálito e age como revigorante quando usada para banhos. Para preparar, em um recipiente, ferva uma xícara de água. Desligue o fogo e adicione uma colher de folhas e ramos picados da erva e tampe, deixando descansar por aproximadamente dez minutos. Em seguida, coe e consuma sempre pela manhã e de tarde.

Passiflora

O preparo do chá de passiflora deve ser feito da mesma forma como o chá da erva-cidreira, mas com as folhas e entre 6 e 8 gramas por xícara de água. O chá ajuda a diminuir a atividade do sistema nervoso, acalmando a mente e o corpo, reduzindo os sintomas do nervosismo e da ansiedade. Consuma uma ou duas xícaras por dia.